Título: No G-79, PMDB, PDSB e PT saem na frente
Autor: Fernandes, Diana; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 02/10/2008, O País, p. 8

Pelas pesquisas, peemedebistas elegem dez prefeitos das maiores cidades no primeiro turno; petistas e tucanos, nove cada.

BRASÍLIA. A quatro dias da eleição municipal, a situação estaria praticamente definida em 38 das 79 maiores cidades brasileiras, que somam mais de 46 milhões de eleitores, ou 36% do total apto a votar. De acordo com as últimas pesquisas divulgadas, a briga é acirrada no chamado "G-79" - 26 capitais e 53 municípios com mais de 200 mil eleitores - com PT, PSDB e PMDB na disputa pelas melhores posições. No primeiro turno, o PMDB sai na frente, devendo ganhar em dez dessas cidades. PSDB e PT estão empatados neste cenário com chances reais de levar, cada um, em nove delas no domingo. Os petistas ficam à frente em número de capitais (cinco). Os tucanos deverão eleger três prefeitos de capitais nessa primeira fase, e o PMDB, dois.

Na largada para o segundo turno, o PT leva vantagem, liderando - sempre segundo pesquisas disponíveis até ontem - em 13 das 40 cidades que terão mais 20 dias de campanha. Entre elas, São Paulo, em que DEM e PSDB brigam pela ida ao segundo turno, com o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), abrindo oito pontos de vantagem segundo o Datafolha.

O PMDB está à frente em sete cidades que deverão ter segundo turno, entre elas o Rio. A pesquisa Datafolha de ontem traz Eduardo Paes com 29% das intenções de voto, e um empate técnico entre Marcelo Crivella (PRB), com 19%, e Fernando Gabeira (PV), com 17%. Os tucanos têm vantagem em cinco cidades do G-79 que deverão ter segundo turno, o PSB em quatro delas, entre elas Belo Horizonte.

PT lidera em São Bernardo, berço político de Lula

Pequenas surpresas tiram o sono de candidatos e partidos, Caso do DEM, que liderava com ACM Neto em Salvador até anteontem e agora está em empate técnico com o prefeito João Henrique (PMDB) - ele com 24% e o prefeito com 25%. Agora, apesar da chance de vitória em três cidades no domingo, o DEM só começa liderando a disputa em segundo turno com João Paulo Kleinubing, em Blumenau (SC).

Na última semana, o PT ultrapassou o PSDB em São Bernardo do Campo (SP) - berço político do presidente Lula - e o DEM, em Joinville (SC). Entre as 79 cidades, o partido do presidente lidera em 22 delas. O PMDB está à frente em 16 cidades, o PSDB em 13, o PSB em sete cidades; PDT e DEM em cinco (cada); o PP (quatro); o PTB (três), o PCdoB (duas) e o PV em uma, a capital do Rio Grande do Norte, com Micarla de Souza. O PV disputa ainda a ida para o segundo turno no Rio, com Gabeira.

Em algumas cidades a disputa está tecnicamente empatada ou muito acirrada. É o caso da cidade pernambucana de Jaboatão (PT e PSDB) e das paulistas Guarulhos (PT e PV) e São José dos Campos (PSDB e PT). No Estado do Rio, a disputa é acirradíssima em Campos (PMDB e PDT) e em Duque de Caxias (PSDB e PMDB).