Título: Distritais se rendem à beleza
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 06/03/2009, Política, p. 8

Não é nada fácil atrair a turma toda de distritais a comparecer em plenário. A sessão de ontem foi a primeira do ano em que os parlamentares lotaram a sala de votações. E não teve a ver com a reunião dos técnicos da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público, que fizeram uma exposição sobre os mapas que compõem o Pdot. Até aí só havia meia dúzia de deputados. O verde que despertou o interesse dos políticos ontem foi o do vestidinho malha de liganete, acinturando uniformemente as candidatas ao concurso de mulher mais bonita do Distrito Federal.

Uma, duas, dez, 25 competidoras acabaram com o protocolo da sessão mais séria do ano desde que os distritais voltaram de férias, depois do carnaval. A audiência com o MP foi interrompida para a chegada das moças. E de repente, como um milagre da multiplicação dos deputados, os distritais desentocaram de seus gabinetes e desceram para dar aquela conferida. ¿Nunca o quorum foi tão grande nesse plenário¿, admitiu o presidente da Casa, Leonardo Prudente (DEM).

A primeira parada foi no cafezinho dos distritais. As beldades desembarcaram na Câmara Legislativa de ônibus e foram conduzidas até a antessala do plenário, onde os parlamentares costumam discutir assuntos mais reservados. Pois os 50 pares de pernas bem compridas ¿ batiam na cintura de alguns dos admiradores ¿ não motivaram nenhuma conversa séria, só arrancaram suspiros dos distritais. Com antecâmara tão apertada, era quase uma miss por metro quadrado. Algumas Excelências chegaram a ficar de bochechas rosadas. ¿Que calor¿, disfarçou um dos nobres pares.

Sem cerimônia

O protocolo saiu para deixar a fila das belas concorrentes entrar no plenário. A sessão foi suspensa e cada uma das meninas convidadas a se apresentar: ¿Oi gente, eu sou a miss Riacho Fundo%u2026 eu sou a de Taguatinga%u2026 represento a Estrutural%u2026 sou a de Brasília¿. Um dos mais entusiasmados era Wilson Lima (PR). Ele se prontificou a ser o mestre de cerimônia das garotas, com a missão de alcançar o microfone para as 25 convidadas, uns quatro palmos, pelo menos, mais altas que o parlamentar-cicerone.

Outro que não disfarçou a alegria de estar no meio de tantas mulheres graciosas foi o deputado Milton Barbosa (PSDB). Ele foi um dos primeiros a se encaixar no paredão formado para a foto oficial. Benedito Domingos (PP) também não perdeu a chance. O ex-administrador de Taguatinga foi seletivo. Procurou a miss da cidade que chefiou até pouco tempo. ¿Nossa região está muito bem representada¿, dirigiu o elogio à morena de cabelos de índia, 21 anos, 1,78.

A essa altura, o plenário estava lotado, assessores, seguranças, visitantes e até por quem protestava. ¿Isso é um absurdo. É uma bagunça. Não tem nada a ver¿, reclamou José Antônio Reguffe (PDT). Benício Tavares (PMDB) também evitou a foto com as candidatas. Ficou fechado na sala do cafezinho.

Outra que ficou fora da foto foi a deputada Eurides Brito (PMDB). Coincidentemente, a distrital mais vaidosa da legislatura estava de vestido verde. Foi até por isso eleita a miss Câmara Legislativa pelos colegas, que insistiram para ela participar da foto. Mas não houve quem fizesse a deputada mudar de ideia.

Bafafá

Entre as 25 concorrentes, uma movimentou a edição 2009 do concurso de miss DF. A candidata que representa Itapoã foi incluída no grupo depois das eleições terminadas. A primeira candidata da região, Elizângela Azevedo, desistiu da competição ¿ fala-se na cidade, por conta do desgosto do namorado ciumento ¿ e Viviane Monteiro assumiu a posição. Entusiasmada com a nova rotina de dietas, flashes e compromissos, a miss Itapoã revela: ¿Tô evitando doces, gordura e massa, mas é tudo muito divertido¿, declara depois da paparicação dos deputados distritais. ENVIAR IMPRIMIR