Título: Kassab já fala como adversário de Marta no 2º
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 02/10/2008, O País, p. 12

Prefeito de São Paulo está agora oito pontos atrás da petista, segundo o Datafolha, e deixou Alckmin para trás.

Adauri Antunes Barbosa, Tatiana Farah e Germano Oliveira

SÃO PAULO. Com oito pontos de vantagem sobre o adversário Geraldo Alckmin (PSDB), de acordo com os últimos dados do Instituto Datafolha, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) já fala como o adversário que enfrentará, no segundo turno, a petista Marta Suplicy na disputa pela prefeitura paulistana. A quatro dias da eleição, Kassab está oito pontos atrás de Marta, que lidera a corrida com 35%. A pesquisa, publicada ontem na "Folha de S.Paulo", foi realizada nos dias 29 e 30 de setembro.

Marta caiu dois pontos (na pesquisa dos dias 25 e 26 ela tinha 37%). Kassab subiu três (de 24% para 27%), enquanto Alckmin caiu um ponto (de 20% para 19%). A margem de erro é de dois pontos percentuais. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) oscilou de 6% para 7% e Soninha Francine (PPS) manteve 4%. Considerados só votos válidos, Marta teria 38%, Kassab 29% e Alckmin 20%. O levantamento ouviu 1.954 pessoas e foi registrado no TRE-SP sob o número 03300108-SPPE.

Durante caminhada na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, Kassab, sorridente, disse que a aliança entre PSDB e DEM deve acontecer no segundo turno:

- O governador José Serra, assim como todos os dirigentes do PSDB e do DEM, sempre trabalharam pela aliança. Vamos aguardar o primeiro turno para depois os dirigentes dos partidos acharem a melhor forma de trabalharmos juntos.

Para ele, os desentendimentos com Alckmin, que classificou como "situação eleitoral complexa", devem ser superados.

- São dois partidos que se dão muito bem, o PSDB e o Democratas. Governamos a cidade e o governo de São Paulo, fazemos juntos oposição ao governo federal e já governamos o Brasil juntos com o Fernando Henrique. Então, em breve vamos superar essa complexidade no ponto de vista eleitoral.

O tucano Alckmin minimizou o resultado da pesquisa.

- O percentual de voto indefinido é muito alto. No termômetro da rua, sei que estou melhor. A pesquisa que vale é a do dia da eleição - disse Alckmin, em caminhada na Zona Leste.

"Vamos continuar bem-humorados", diz tucano

Alckmin disse que as pesquisas estão dentro da margem de erro e que, apesar de ele ter oscilado um ponto e Kassab "ter subido um pouco", vai permanecer de bom-humor.

- O permanente bom humor é uma das melhores provas de inteligência. Modéstia à parte, vamos continuar bem-humorados - disse Alckmin, afirmando estar confiante na virada para o segundo turno: - Acredito que é possível sim virar.

Mesmo oscilando dois pontos percentuais para baixo, Marta Suplicy disse ontem que está em situação muito tranqüila na disputa:

- Não sabemos quem vai para o segundo turno até a abertura das urnas. Estou em posição consolidada desde o início, e a gente não escolhe candidato. Qualquer candidato é difícil no segundo turno - disse a petista, em corpo-a-corpo na Zona Sul da cidade.