Título: Petista perderia para os dois na segunda etapa
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 02/10/2008, O País, p. 12

Kassab também venceria Alckmin.

SÃO PAULO. Nas simulações de segundo turno, o Datafolha apurou que, pela primeira vez, o prefeito Gilberto Kassab hoje lideraria a disputa, com 49% dos votos contra 44% de Marta Suplicy. Na pesquisa anterior, Marta e Kassab estavam em empate técnico, mas Marta com 47% e Kassab com 46%.

De acordo com as projeções do Datafolha, Kassab herdaria 72% dos votos de Alckmin, enquanto Marta ficaria com apenas 18% dos votos do tucano. Se a disputa for entre Marta e Alckmin, o tucano também venceria a petista por 49% a 44%. Em um remoto segundo turno entre Kassab e Alckmin, o prefeito venceria o tucano por 46% a 41%.

Analistas mostram que o problema maior de Marta no segundo turno é que a petista tem a maior taxa de rejeição de todos os três: 35% dizem que não votariam nela de jeito nenhum, enquanto que Kassab tem rejeição de apenas 21% (e Alckmin tem rejeição menor, de 17%), de acordo com o Datafolha. Além disso, o arco de alianças de Kassab é maior para o segundo turno, passando pelo PSDB, PMDB, PTB e até o PP de Maluf. Já Marta ficaria isolada, praticamente só com o PSB e PCdoB.

Marta disse não temer o crescimento de Kassab.

- Não estou temerosa. Estou com muita tranqüilidade - disse ela, lembrando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser chamado no segundo turno para reforçar sua campanha. - Vai ser na medida em que a gente achar que pode ajudar. Ele é meu parceiro e todo mundo sabe disso.