Título: Na despedida, o apelo aos padrinhos
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 02/10/2008, O País, p. 12

Marta e Kassab usam imagens de Lula e Serra; Alckmin recorre à família.

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou o programa eleitoral da candidata do PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy. Durante todo o programa, que foi marcado por um discurso de tom emocional, moradores anônimos da cidade defenderam a candidatura da petista, mas o desfecho ficou por conta do presidente, que disse que Marta "é a pessoa certa para o momento de São Paulo".

O presidente afirmou que a ex-prefeita paulistana está mais madura. "Marta é corajosa, experiente. Nós dois temos idéias parecidas", elogiou Lula. A ex-prefeita ignorou as críticas e a disputa acirrada entre os adversários Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) e deu um toque mais feminino ao programa. Com linguagem de cinema, as inserções das falas dos eleitores, a maioria mulheres, lembravam a gestão da petista e os predicados da ex-prefeita: "Ela olha dentro do olho para falar", disse uma senhora; "Marta tem peito", disse outra, referindo-se à coragem elogiada por Lula.

Em contraponto ao tom emocional, o programa usou os recursos visuais dos sites de internet para mostrar na tela da TV os principais projetos petistas. Depois de duas semanas em que os candidatos trocaram farpas, bicadas e ofensas, Marta usou várias vezes a palavra amor. Falou que seu grande amor é a cidade, pediu que os indecisos acreditem nela e que os que nunca votaram nela lhe dêem crédito. Foi a versão cor-de-rosa do "Lulinha paz e amor".

Alckmin fez o último programa ao lado da família. O clima foi intimista ao lado da "companheira" Lu e dos filhos, Thomaz e Sophia, e do genro Mário. Sua mulher Lu deu um depoimento sobre a religiosidade do marido:

- Assim como eu o Geraldo acredita na palavra de Deus e aplica os princípios cristãos no seu dia-a-dia.

O tucano lembrou que foi fundador do PSDB e que está em uma disputa muito acirrada com o atual prefeito para ver quem disputa o segundo turno com Marta Suplicy.

- Sei que existe muita dúvida na sua cabeça por conta da propaganda maciça do atual prefeito, que durante toda essa campanha vendeu a imagem de que é o candidato do PSDB, o que não é verdade.

E voltou a atacar Kassab:

- Gostaria muito que você, nesses próximos três, quatro dias, voltasse um pouco no tempo, fizesse um exercício de memória e comparasse a minha história e com quem eu sempre estive ao lado com a história e com quem o Kassab construiu a sua vida política - provocou o tucano.

Kassab começou dizendo que domingo é dia de decisão. Lembrou que ele foi eleito com José Serra e usou dezenas de fotos em que ele aparecesse ao lado de Serra depois da vitória para a prefeitura em 2004. "Os líderes dos partidos aplaudem. Serra e Kassab vencem a eleição", diz o locutor enquanto são mostradas imagens de tucanos, entre eles o então governador Geraldo Alckmin - aliado da época e hoje adversário.