Título: PCdoB está na cola do PT em Porto Alegre
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 02/10/2008, O País, p. 12

A comunista Manuela e a petista Maria do Rosário disputam vaga no 2º turno e usam estrelas de seus partidos.

PORTO ALEGRE. A disputa acirrada entre duas candidatas de esquerda por uma vaga no segundo turno da eleição em Porto Alegre levou ontem Maria do Rosário (PT) e Manuela D"Ávila (PCdoB) a intensificarem a campanha do voto a voto. Com alta na pesquisa Datafolha divulgada anteontem, na qual aparece com 20% contra 18% de Manuela, a petista disse que surtiu efeito a presença de estrelas do PT em sua campanha na reta final.

Maria do Rosário avisou que conta com a presença de Lula em seu palanque no segundo turno. Essa postura já antecipou um problema para o presidente: o PMDB gaúcho, partido do prefeito José Fogaça e adversário histórico do PT, avisou que não aceita a presença do presidente no segundo turno.

- Em nenhuma hipótese me considero fora do segundo turno. O PT é um partido de chegada e é bonito ver o palanque do presidente Lula, a direção, conosco - disse Rosário.

- O presidente Lula estará na campanha no segundo turno - reforçou, em tom de cobrança, o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), lembrando que Fogaça foi eleito pelo PPS, adversário nacional de Lula.

Para contrapor a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no palanque da adversária petista, Manuela levou a Porto Alegre a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB), além do ministro dos Esportes, Orlando Silva, o senador Ignácio Arruda (PCdoB-CE) e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.

- A surpresa dessa eleição é a Manuela. Quem deve estar mais surpreso é o PT, que não teve capacidade para o diálogo. No segundo turno, Lula vem. O presidente Lula torce por Manuela. Todo mundo sabe disso - disse Orlando Silva.

- Não podemos permitir que o segundo turno de 2008 seja igual ao de 2004, quando o Fogaça ficou contra a Maria do Rosário, vice do Raul Pont - disse Manuela, adotando o discurso de união das esquerdas.

Manuela retrucou o que chamou de "deslize lamentável" da petista Maria do Rosário, que criticou o fato de ela ter apenas 27 anos e que, por isso, lhe falta experiência para o cargo. Panfletos distribuídos ontem diziam: "Candidata Rosário, respeite a capacidade dos mais jovens". Há uma semana, pessoas vestidas com bonecas em tamanho natural de Manuela - que fazem sucesso nas ruas - foram derrubadas por militantes da candidatura petista. Rosário, prestes a fazer 42 anos, evitou ontem esticar essa polêmica.

Tranqüilo com seus 35% no Datafolha, Fogaça pediu que Lula se mantenha afastado:

- Acho que não seria uma atitude de bom gosto político. Todos os partidos aqui estão no governo federal.

A pesquisa Datafolha, realizada nos dias 29 e 30, mostrou ainda que Maria do Rosário pulou de 19% para 20%; e Manuela ficou nos antigos 18%. Já Luciana Genro (PSOL) aparece com 7%; Onyx Lorenzoni, com 8%, crescendo três pontos; e Nelson Marchezan Junior (PSDB) e Vera Guassu, com 1%. Carlos Gomes (PHS), não pontuou.