Título: Situação de Aécio e Pimentel já não é confortável
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 02/10/2008, Õ País, p. 15

Candidato dos dois pode ter de enfrentar o do PMDB no segundo turno; TSE proíbe governador de pedir votos na TV.

BELO HORIZONTE. A possibilidade de a eleição na capital mineira só ser decidida no segundo turno, pela primeira vez prevista em pesquisa Datafolha, promete agitar os últimos dia da até então modorrenta campanha em Belo Horizonte. O candidato Márcio Lacerda, do PSB, que lidera a disputa com o apoio do governador Aécio Neves (PSDB) e do atual prefeito, o petista Fernando Pimentel, aparece com 45% das intenções de voto. Mas o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) subiu para 23%, e Jô Moraes (PCdoB) ficou com 11%. Segundo o Datafolha, a soma de todos os outros candidatos supera o percentual de Lacerda.

Ontem à noite, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral proibiram a participação de Aécio Neves na propaganda eleitoral de Lacerda. A decisão vale para as últimas inserções em rádio e TV hoje, mas não se aplica ao 2º turno.

Pimentel diz acreditar em vitória ainda no 1º turno

O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), um dos principais críticos da aliança informal entre o PSDB e o PT, reagiu ontem à possibilidade de segundo turno.

- Considero o segundo turno, para eles (Aécio e Pimentel), uma derrota - provocou.

Ao desembarcar ontem em Belo Horizonte, o ministro não escondeu a satisfação com o desempenho do candidato do PMDB, que subiu seis pontos percentuais na última semana:

- É uma grata surpresa ver um candidato com poucos recursos chegar a esse patamar acima dos 20%.

A perspectiva de segundo turno levantada pela pesquisa do Datafolha foi minimizada, porém, pelo prefeito Pimentel, que continua confiante na vitória definitiva de Márcio Lacerda já no domingo.

- A pesquisa revela que nosso candidato está com uma vantagem grande em relação a seus adversários. Essa dúvida se haverá segundo turno está dentro da margem de erro e, para que ela se concretize, toda margem de erro teria de ser desfavorável à liderança do Márcio Lacerda, o que seria uma leitura forçada contra nós - disse o petista: - Primeiro disseram que essa aliança entre PT e PSDB não sairia, depois que nosso candidato não cresceria nas pesquisas e agora querem antecipar uma derrota nossa.

Os patrocinadores da campanha de Lacerda dizem que não vão alterar, por causa da pesquisa, a programação que já estava prevista para a campanha. Amanhã, o prefeito deverá participar, junto com Aécio de um dos últimos atos da campanha de Lacerda, possivelmente uma caminhada pelo Centro da cidade.

- Continuamos confiantes na vitória. Temos a melhor proposta e a cidade aderiu a ela. Mas vamos trabalhar até o último minuto. Se houver segundo turno, estamos preparados - salientou Pimentel.

Entusiasmado com a perspectiva de chegar ao segundo turno, o candidato do PMDB, Leonardo Quintão, já faz planos para se contrapor ao candidato de Aécio e Pimentel.

- Pelos dados internos que tenho, o segundo turno está consolidado, e aí a eleição começa de novo. Após o primeiro turno, estou disposto a procurar todos os demais candidatos para propor uma aliança para o segundo turno - disse Quintão.

Fotos de peemedebista com eleitores fazem sucesso

Um dos sucessos da campanha de Quintão são as caminhadas que faz pelas ruas da capital mineira. Sempre acompanhado por uma fotógrafa, que registra seu encontro com cada eleitor, ele divulga as fotos com eleitores no site de sua campanha.

Na última terça-feira, por exemplo, foram tiradas pelo menos 700 fotos de Quintão com populares, que fazem fila para aparecer numa fotografia ao lado dele.