Título: Acordo para proteger a floresta
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 03/10/2008, O País, p. 16

BRASÍLIA. O Ministério do Meio Ambiente assinou ontem um acordo de cooperação técnica com a União Européia e com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a criação de um distrito florestal em torno da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA).

Os organismos doarão 5,8 milhões de euros para a proteção da floresta e projetos de incentivo ao desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem às margens da estrada. A intenção é que os habitantes utilizem produtos extrativistas, como madeira, óleo e resina, sem destruir a floresta.

O distrito florestal tem uma área de 15 milhões de hectares e fica no Pará, em um trecho de grande devastação. Semana passada, ao informar sobre a suspensão do licenciamento da BR-219 (Porto Velho-Manaus), o ministro Carlos Minc lembrou que o anúncio do asfaltamento da BR-163, feito há dois anos, gerou aumento de 500% do desmatamento.

Na assinatura da doação, o embaixador João Pacheco, chefe da delegação da Comissão Européia no Brasil, afirmou que parcerias semelhantes estão sendo estudadas.