Título: No interior, PMDB de Geddel herda legado
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 05/10/2008, O País, p. 19

São 4 vezes mais prefeituras que o DEM.

SALVADOR. No interior da Bahia, o que o carlismo perdeu vem sendo abocanhado pelo PMDB de Geddel, que elegeu 21 prefeitos em 2004 e hoje tem a adesão de cerca de 120, quase todas remanescentes do DEM.

- Hoje o DEM tem pouco mais de 30 prefeituras e atualmente só falam essa história da política do século 21, renegam o passado e as marcas da desigualdade social - afirma o prefeito João Henrique.

Do outro lado, a guerra anunciada, mas ainda silenciosa, é entre Geddel e Jaques Wagner. Petistas e peemedebistas começaram a se estranhar ainda na campanha do primeiro turno. A estratégia de João Henrique, montada pelo ministro, foi partir para cima de Walter Pinheiro e massacrá-lo na campanha, mostrando-o como traidor por ter se lançado candidato mesmo tendo dois secretários na prefeitura peemedebista.

- No segundo turno não tenho a menor idéia de como será. O que sei, por enquanto, é que tenho um candidato e Wagner tem outro - diz Geddel, evitando falar sobre 2010.

Wagner tenta contemporizar, e nega um rompimento com Geddel. Mas manda um aviso: se quer ser candidato em 2010, tem que esperar seu lugar na fila:

- Tem muita gente que torce por isso. Qualquer político que disser que não tem projeto político de poder está mentido. E, ao mesmo tempo, todo político que tem projeto de poder sabe que tem uma fila.