Título: Lula tenta cinturão vermelho no ABC
Autor: Galhardo, Ricardo; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 05/10/2008, O País, p. 23

Aposta na campanha de Marinho.

SÃO PAULO. Interessado em montar uma vitrine política para 2010 no entorno de São Paulo, apelidado de cinturão vermelho pelos petistas, o presidente Lula participou de carreata ontem ao lado do ex-ministro do Trabalho Luiz Marinho (PT), candidato a prefeito de São Bernardo do Campo. Lula confirmou que vai participar da campanha da ex-ministra Marta Suplicy (PT) no segundo turno, em São Paulo. Perguntado se ela não ficaria enciumada com sua presença na carreata de Marinho, respondeu:

- Não. No segundo turno, eu vou para lá (São Paulo).

Com a primeira-dama, Marisa Letícia, Lula desfilou com Marinho e seu candidato a vice, o cantor Frank Aguiar, na caçamba de uma caminhonete. Segundo o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e ex-presidente do Conselho Nacional de Trânsito, Ailton Brasilense, Lula desrespeitou a lei de trânsito:

- Não pode andar fora da cabine.

Lula distribuiu abraços e apertos de mão e foi ovacionado pela população, que gritava "Marinho é Lula lá".

- Fazia tempo que eu estava precisando de uma campanha - disse Lula.

Lula demonstrou otimismo quanto à chance de vitória de Marinho já no primeiro turno. Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pelo jornal "Diário do Grande ABC", Marinho tem 50% dos votos válidos. Do total, são 40% contra 28% do segundo colocado, Orlando Morando (PSDB).