Título: Jornalistas recebem prêmio da ONU
Autor: Guilayn, Priscila
Fonte: O Globo, 08/10/2008, O País, p. 12

Troféu é por destaque na defesa dos direitos humanos na imprensa brasileira.

Os jornalistas Zuenir Ventura, Caco Barcellos, José Hamilton Ribeiro, Ricardo Kotscho e Henfil (em memória) foram eleitos para receber o Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos da Declaração/Prêmios Vladimir Herzog, numa iniciativa do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Segundo o júri - composto pelos mais de 500 jornalistas que receberam o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos desde sua criação, em 1979 - os cinco jornalistas foram os que mais se destacaram, ao longo dos últimos trinta anos, na defesa dos direitos humanos na mídia brasileira.

O Troféu Especial - criado pelo artista plástico Elifas Andreato - será entregue durante a cerimônia de premiação do 30º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, dia 27 de outubro, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

No Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, será lançada um site onde estarão reunidas, pela primeira vez, todas as reportagens - textos de jornais e revistas, fotografias, reportagens de rádio e televisão - que já receberam o prêmio.

O Troféu Especial de Imprensa ONU é parte das atividades comemorativas do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 30 anos do Prêmio Vladimir Herzog. O prêmio tem o apoio de mais de uma dezena de entidades e personalidades, entre elas a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).