Título: Jorge Roberto já está eleito em Niterói
Autor: Duran, Sérgio
Fonte: O Globo, 06/10/2008, O País, p. 15

Resultado sem surpresa leva pedetista a seu quarto mandato, com 60% dos votos. Godofredo revela mágoa.

NITERÓI. Numa eleição sem surpresas, Jorge Roberto Silveira (PDT) confirmou o favoritismo mostrado nas pesquisas e foi eleito prefeito de Niterói no primeiro turno. Com 168.465 mil votos válidos (60%), o pedetista assumirá seu quarto mandato seis anos depois de deixar o cargo nas mãos de seu vice na época, o atual prefeito Godofredo Pinto (PT), na ocasião em que disputou o governo do estado. O deputado estadual Rodrigo Neves (PT) ficou em segundo, com cerca de 62.666 mil votos (22%), seguido do vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), com cerca de 22 mil votos, e Gegê Galindo (PSDB), com 21 mil votos (ambos com 7%), e ainda Edésio da Cruz Nunes (PHS), com 2 mil votos válidos (menos de 1%).

Jorge Roberto mostrou-se confiante na vitória, logo após votar num clube na Zona Sul. Acompanhado do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o pedetista adiantou que se ocupará, nos dois primeiros meses de governo, com a reorganização administrativa da prefeitura. A vitória foi festejada na Praia de Icaraí com fogos e trio elétrico.

- Vou reformular tudo. Neste governo, em algum momento, a cadeia de comando se rompeu. Nos meus governos, quando o prefeito dava uma determinação, ela era cumprida em duas horas. A população vai sentir a mudança - afirmou. - Fui recebido nestas eleições como um filho que retorna à casa. Não posso retornar com esse carinho todo sem fazer uma excelente administração - disse, acrescentando que assumirá "sem ódio ou revanchismo".

Atual prefeito promete falar "algumas verdades"

O candidato derrotado Rodrigo Neves disse ter ligado para o prefeito eleito para desejar sucesso e sorte.

- O resultado reflete a vontade da população e foi muito expressivo. Enfrentei uma campanha curta em função de debates internos que tivemos no PT, mas o partido se consolida como o principal de oposição, onde estaremos buscando colaborar com os interesses da cidade. Vou continuar defendendo Niterói na Alerj.

O atual prefeito, Godofredo Pinto, garantiu que vai formar uma comissão de transição. Ele mostrou-se ressentido com a campanha. O prefeito já havia feito queixas do candidato de seu partido, Rodrigo Neves, que não defendeu sua gestão. Terminada a eleição, Godofredo disse que não vai mais ficar calado.

- Hoje (ontem) as urnas falam; amanhã (hoje), falo eu. O processo eleitoral teve muitas informações omitidas, distorcidas e eventualmente algumas verdades - afirmou.

Segundo o TSE, dos 354,4 mil eleitores, 4,9 mil não votaram (11,95% de abstenção). Votos em branco somaram 3,96% e nulos, 7,27%.