Título: Porto Alegre: Fogaça e Rosário no 2º turno
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 06/10/2008, O País, p. 19

Petista, que travou disputa dura com Manuela D"Ávila (PCdoB), agora pede o apoio da adversária contra prefeito

PORTO ALEGRE. O PT passou no teste de sobrevivência na eleição de Porto Alegre e conseguiu levar para o segundo a candidata do partido, Maria do Rosário, que derrotou a candidata do PCdoB, Manuela D"Ávila, na acirrada briga pela segunda vaga. Rosário disputará o segundo turno com o atual prefeito e candidato à reeleição, José Fogaça (PMDB). O PT já mudou o discurso agressivo em relação a Manuela e busca alianças. O PT quer a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o PMDB, não.

O prefeito teve 43,8% dos votos; Maria do Rosário, 22,7%; e Manuela, 15,3%. A comunista já disse que tem uma "excelente relação" com o PT. Mas, na prática, sua coligação deve rachar e seus votos poderão se dispersar no segundo turno, já que Manuela tinha em sua coligação o PPS, que elegeu Fogaça em 2004. Petistas dão como certos os apoios de Manuela, PCdoB e PSB.

A máquina petista, com a presença de ministros e dirigentes nacionais, e uma fatia de cerca de 20% do eleitorado cativo do partido levaram Rosário ao segundo turno. Depois de perder espaço na política local, ao interromper, em 2004, 16 anos no comando da prefeitura, o PT ganhou fôlego e fortaleceu a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, presidenciável para 2010, que apostou todas as fichas na candidatura da petista. A coligação reúne PT, PRB, PTC e PSL.

Rosário afirmou que dispensa o apoio do PPS, que agrega o grupo de Antonio Britto, ex-PMDB e arquiinimigo do PT:

- Queremos uma forte e ampla aliança. Quero o apoio do PCdoB e do PSB, mas do PPS não quero. Com certeza, conversarei com Manuela, mas a política de aliança é com o partido.

A petista já cobrou a presença de Lula em seu palanque:

- Quero Lula no nosso palanque, ele é nosso convidado. Já prometi a ele a melhor camisa vermelha que temos. O presidente é companheiro e amigo de muitos anos.

Já o presidente regional do PT, o ex-ministro Olívio Dutra, foi cauteloso:

- Não se deve criar nenhuma situação de embaraço ou saia-justa ao presidente Lula. Não acho que seja indispensável ele estar em todos os palanques.

A candidata disse que o PT fez valer a máxima de ser um "partido de chegada" em Porto Alegre e que essa mobilização na reta final foi fundamental.

- Tiramos a bandeira do armário, tem até bandeira com cheiro de naftalina, mas o bom é que está arejando tudo. Há tempos não via tanta estrela, uma onda vermelha nos levando ao segundo turno - disse.

Ela deixou bem claro que sua vitória significa o fortalecimento da ministra Dilma Rousseff:

- A ministra Dilma é uma das pessoas a quem dedico essa luta de hoje (ontem).

Manuela, que já afirmou ter uma "excelente relação com o PT", disse que ainda discutiria a questão nos partidos.

- Ainda vamos reunir nosso grupo. O resultado das urnas não apaga tudo.

- Temos uma relação história de diálogo com todos - afirmou o presidente do PCdoB, Renato Rabello, com Manuela.

Em primeiro lugar na votação e favorito nas pesquisas sobre segundo turno, Fogaça disse esperar um comportamento justo do presidente Lula, ou seja, que ele não venha à cidade:

- O presidente é um estadista e espero que se comporte assim. O estadista não precisa ser neutro, tem que ser equânime.

O prefeito não quis falar em futuros apoios, apesar de seus aliados apostarem na adesão do PPS. A coligação de Fogaça reúne PMDB, PDT, PTB e PSDC.

- Estamos muito felizes com o resultado. Sou um pacificador da cidade, que está sem a polarização entre quem está e quem não está no governo.

No início da noite, Luciana Genro, do PSOL, que ficou em quarto, disse que não apoiará nenhum dos dois candidatos.