Título: Luizianne é reeleita no primeiro turno
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 06/10/2008, O País, p. 20
Prefeita de Fortaleza fala em consolidação de nova hegemonia no Ceará.
FORTALEZA. Depois de em 2004 ter sido rejeitada por parte do PT - que apoiou outro candidato -, a prefeita Luizianne Lins foi reeleita em primeiro turno com 50,16% dos votos, apesar de ter iniciado a disputa em desvantagem. Em segundo lugar ficou o candidato Moroni Torgan (DEM/PP), com 25%, seguido de Patrícia Saboya (PDT/PSDB/PTB), que teve 15,47% dos votos.
Apoiada por uma coalizão de 12 partidos e pelo governador Cid Gomes (PSB), Luizianne avalia que sua reeleição representa a consolidação de uma nova hegemonia política no Ceará, em substituição ao grupo que teve como principais expoentes o senador Tasso Jereissati (PSDB) e o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que apoiaram a candidata do PDT.
- Esse novo ciclo começou com a nossa eleição em 2004 e se aprofundou com (a eleição de) Cid em 2006. Agora, a nossa reeleição representa a consolidação desse projeto - disse ela de manhã, logo após votar, na Assembléia Legislativa.
Mas a petista preferiu não se reconhecer como a líder desse novo grupo:
- A gente não se acha (nova liderança). As pessoas reconhecem.
No princípio da tarde, o senador Tasso Jereissati disse que perder as eleições em Fortaleza é uma derrota política importante, mas não a perda de um capital político, já que os tucanos nunca conseguiram eleger um prefeito na capital cearense. Ciro Gomes votou ainda pela manhã no mesmo local da candidata Patrícia Saboya, mas eles não se encontraram.
- Se ela perder, fui derrotado - afirmou.
Ao contrário do que disse Luizianne, ele considerou prematuros os prognósticos sobre o surgimento de uma nova hegemonia, mesmo sabendo que a imprensa fará essa análise:
- Luizianne, se ganhar a eleição, é a líder de Fortaleza. O Cid é o governador e o novo líder do Ceará.