Título: Severino volta com apoio de Lula
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 06/10/2008, O País, p. 28

Vitória apertada na eleição em João Alfredo.

BRASÍLIA. Primeiro presidente da Câmara dos Deputados obrigado a renunciar ao mandato para fugir da cassação por corrupção, o ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) venceu ontem a disputa pela prefeitura de João Alfredo, cidade de 19 mil eleitores no agreste pernambucano, a 106 quilômetros de Recife. Com uma vitória apertada - ele obteve 8.632 votos (52,31% dos válidos), contra 7.869 (47,69%) de Sebastião Mendes - Severino volta à vida pública aos 77 anos, depois de passar os últimos três afastado da cena política. Para alavancar sua candidatura, foi preciso uma forte mobilização que incluiu uma coligação formada por PT, PSB e PR, além do empenho pessoal do governador Eduardo Campos (PSB-PE) e até mesmo uma declaração de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tanto empenho não foi por acaso. O próprio Severino chegou a admitir, em suas andanças por Brasília, que, se não ganhasse a eleição para prefeito, tinha esperanças de voltar à Câmara dos Deputados, já que é primeiro suplente de sua coligação. Contava, então, com a eleição do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) em Petrolina, para assumir a vaga. Mas Patriota perdeu fôlego.

Severino renunciou ao mandato em setembro de 2005, depois de ser acusado de receber "mensalinho" para prorrogar a concessão de um restaurante da Câmara. Na disputa de ontem, ele enfrentou o tucano Sebastião Mendes, que já foi prefeito da cidade e tinha o apoio da prefeita, Maria Sebastiana (PTB).

Severino já foi prefeito da cidade em 1964, pela extinta UDN. O recomeço do ex-deputado é considerado uma volta por baixo na cena política. Mas também um alívio para políticos em Recife e em Brasília, por onde Severino peregrinou nos últimos três anos em busca de ajuda.