Título: Em Belém, prefeito Duciomar Costa passa em 1º lugar e DEM é surpresa
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 06/10/2008, O País, p. 29
A outra vaga no segundo turno ficaria entre Priante (PMDB) e Cardoso (PT).
BRASÍLIA. O prefeito da capital de Belém (PA), Duciomar Costa (PTB), estava com vaga garantida no segundo turno, com 35,58% dos votos válidos, depois de apurados 75,45% dos votos. A surpresa é quem não irá disputar com ele a prefeitura: a bela e jovem Valéria Pires Franco (DEM), de 38 anos, que era apontada em todas as pesquisas até anteontem como a adversária final de Duciomar e ficou fora do páreo.
Segundo a apuração, disputavam uma vaga para o segundo turno o ex-deputado federal José Priante (PMDB), com 18,40% dos votos, e o professor Mário Cardoso (PT), ex-secretário da governadora Ana Júlia (PT), com 17,66%. Valéria estava em quarto, com 13,43%.
Durante quase toda a campanha eleitoral, Valéria aparecia num empate técnico com Duciomar, ambos na frente dos outros concorrentes. Na última pesquisa antes da eleição, no final de outubro, a democrata despencou para 18%. Já na pesquisa de boca-de-urna, apareceu em quarto, com 15%. Na última rodada do instituto Ibope, Priante e Cardoso estavam empatados com 12%.
José Priante é primo do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), ex-governador do Pará e um dos caciques políticos do estado. Jader aliou-se ao PT há dois anos e foi um dos responsáveis pela vitória de Ana Júlia. Ele indicou vários aliados para ocupar cargos no governo.
Duciomar Costa vence todas as simulações feitas pelo Ibope para o segundo turno. Contra Priante, teria 45%, enquanto o peemedebista ficaria com 32%. Contra Mário Cardoso, ele ganharia com 50% dos votos, contra 30%.