Título: FH diz que o mar está revolto e as ondas vão chegar
Autor: Galhardo, Ricardo; Oliveira, Elane
Fonte: O Globo, 06/10/2008, Economia, p. 39

Ex-presidente defende novo Bretton Woods com mecanismos de controle.

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que o atual governo subestima a crise financeira mundial. Para ele, o mar está revolto e "as ondas vão chegar". Segundo Fernando Henrique, o presidente Lula fala "bravatas" e seu governo adotou postura absenteísta. Ele avaliou que a ausência do governo prejudicará o próximo presidente. E defendeu um novo acordo econômico mundial, a exemplo de Bretton Woods - conferência realizada em Bretton Woods (New Hampshire, EUA) em julho de 1944, marco na história do sistema monetário pós-Segunda Guerra ao criar o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

- O presidente Lula fala muitas bravatas, mas ele em geral apreende rápido as coisas. Já está percebendo que não dá para pensar que estamos em uma ilha de prosperidade num mar encapelado (revolto, agitado). As ondas vão chegar aqui. Já estão chegando e é preciso que o governo deixe de ser absenteísta - disse, após votar, em Higienópolis, São Paulo.

Para Fernando Henrique, o momento é de o mundo globalizado criar mecanismos de controle econômico:

- A situação é de tal gravidade e já vem de tanto tempo, que chegou a hora de um novo acordo como Bretton Woods. Vamos ter que ter regras que valham universalmente.

Para o ex-presidente, as regras não podem ser impostas pelos EUA: é preciso envolver Europa e emergentes como Brasil, China e Índia.