Título: Crivella perdeu em todas as regiões da cidade
Autor: Tabak, Flávio; Marqueiro, Paulo
Fonte: O Globo, 07/10/2008, O País, p. 5

Gabeira venceu Paes nas zonas Sul e Norte; já o peemedebista superou o adversário na Zona Oeste e subúrbios.

O senador Marcelo Crivella (PRB) não conseguiu vencer em qualquer região da cidade na votação de domingo, que o deixou fora da disputa pela prefeitura. Sempre atrás dos candidatos Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira, que passaram para o segundo turno (com 31,98% e 25,61% respectivamente), Crivella obteve seus piores resultados na Zona Sul, e os melhores na Zona Oeste. Levantamento do GLOBO com base nos resultados de zonas eleitorais revela ainda que Paes é o preferido dos eleitores nos subúrbios e na Zona Oeste.

Classificado pelos adversários como candidato da Zona Sul, Gabeira surpreendeu ao vencer também em bairros da Zona Norte, como Tijuca/Maracanã, onde teve quase o dobro da votação de Eduardo Paes (45,68% contra 25,09%) e Méier (35,62% a 34,49%). Paes conseguiu seu melhor desempenho na Zona Oeste, região que concentra o maior número de eleitores. Em Santa Cruz, um dos bairros mais pobres da cidade, o peemedebista teve o triplo do número de votos de Fernando Gabeira: 31,36% a 10,13%. Nesta região, no entanto, o senador Crivella também teve uma de suas maiores votações: 31%. Eduardo Paes levou vantagem ainda em bairros como Pavuna, Anchieta, Acari e Barros Filho, onde conquistou 34,75% dos votos contra 27,63%, de Crivella e 11,92% de Gabeira.

Outra surpresa ficou por conta dos resultados das zonas da Barra da Tijuca e do Recreio, redutos eleitorais de Paes. O território foi tomado por Gabeira, que, como na Tijuca, teve quase o dobro de votos do peemedebista: 45,64% a 26,54%. Paes, no entanto, conseguiu neutralizar Gabeira em outro de seus domínios: Jacarepaguá, onde emplacou 35,68% contra 21,60 do candidato do PV.

Um dos maiores percentuais de Gabeira foi conseguido nos bairros de Ipanema, Leblon, Lagoa e Jardim Botânico: 62,67%; o pior foi em Santa Cruz, 10,13%. Já Eduardo Paes foi bem votado em todas as regiões, tendo os melhores percentuais em Campo Grande (36,8%) e os menores em Laranjeiras e Flamengo (19,22%).