Título: Lindberg diz que fará parceria com Zito
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 07/10/2008, O País, p. 14

Segundo prefeito de Nova Iguaçu, Lula dará tratamento especial ao tucano.

Está nascendo uma parceria campeã de votos. Reis das urnas na Baixada Fluminense, Lindberg Farias (PT), reeleito para a prefeitura de Nova Iguaçu com 263.292 votos, e José Camilo Zito dos Santos (PSDB), eleito prefeito de Duque de Caxias com 245.218, vão se unir para reivindicar verbas federais. Ontem, um dia após derrotar Nélson Bornier (PMDB), Lindberg disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai dar a Duque de Caxias o mesmo tratamento dispensado a Nova Iguaçu.

Segundo Lindberg, Lula pediu a ele que seja o elo com Zito, especialmente em relação às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Independentemente do partido, as obras do PAC serão iguais para todos. Vou a Brasília sempre com o Zito. Tudo que Nova Iguaçu tiver Caxias também vai ter. Posso dizer que esta é uma posição do presidente Lula. Zito não ficará para trás. Ele não será adversário, será um aliado. O Zito tem uma liderança que não se pode questionar - disse Lindberg.

Zito confirmou a parceria:

- Fico lisonjeado com o que o Lindberg disse. É muito bom ter um parceiro como ele. Eu o acompanharei a Brasília.

Lindberg disse que pretende cumprir integralmente seu mandato, mas que seu futuro político está nas mãos do presidente Lula. Ele admitiu uma possível candidatura ao Senado federal ou uma composição para o governo do estado.

- Quero cumprir o mandato de quatro anos. Meu futuro político está nas mãos do presidente Lula. O jogo das próximas eleições depende dele. Faço o que o presidente quiser. Se o presidente achar melhor o governo ou o Senado, eu disputo - disse o petista.

Lindberg revelou que a deputada Sheila Gama (PDT), eleita sua vice-prefeita, terá uma pasta no novo secretariado de Nova Iguaçu.

- Ela também vai indicar um secretário. Não posso dar mais detalhes - alegou.

Zito anunciou ontem que se aposenta daqui a oito anos. Ele já está pensando em se reeleger em 2012, e depois, se dedicar à família e à vida pessoal.

- Depois, deixo para a minha filha a continuidade - disse.

Zito surpreendeu ao convidar o adversário Washington Reis (PMDB) para ocupar uma pasta de secretariado em seu novo governo, mas fez críticas:

- Tirando as idéias do mal, ele é um bom empreendedor. Se quiser estar ao meu lado, o convite está feito. Será um secretário de ponta - disse Zito.

*Do Extra