Título: Candidato muda tom: É um saco ser líder
Autor: Tabak, Flávio; Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 11/10/2008, O País, p. 3

Em reunião com Paes, vereador do PMDB diz que comprou ovos para jogar em Gabeira.

Dois pontos atrás de Fernando Gabeira (PV) no Datafolha, o que configura um empate técnico, o candidato do PMDB a prefeito, Eduardo Paes, assumiu ontem à noite um novo tom de campanha, muito mais agressivo. Paes reuniu representantes de todos os partidos que o apóiam no segundo turno e cerca de 300 militantes, no auditório da Associação Comercial, no Centro, num ato anti-Gabeira, personagem recorrente em todos os discursos.

Último a falar, Paes fez referência às declarações polêmicas de Gabeira sobre o lixão de Paciência e subúrbio:

- Tem gente aqui da área que o candidato conhece bem, que é Leblon, Ipanema, e que vai merecer o nosso respeito, e tem gente aqui da área ou de quase toda a cidade que o candidato está conhecendo agora, já que está fazendo turismo eleitoral. Não me preparei a vida toda para ficar viajando, mas sim para prefeito - discursou Paes.

Em vários momentos, a platéia gritava: "Sou suburbano, com muito orgulho, com muito amor".

- O pior momento da eleição foi quando a gente assumiu a liderança. Achei um saco ser líder e ficar três semanas administrando aquele negócio. Um sujeito bate aqui, o outro bate ali, e você vai rindo para todo mundo. O jogo como está é que é bom para quem gosta de luta. Este momento em que não vamos nos se esconder e olhar para a cara do outro candidato - disse Paes.

O vereador Argemiro Pimentel (PMDB), cujo reduto eleitoral é a Zona Oeste e que não conseguiu se reeleger, chegou a dizer que comprou caixas de ovos para jogar em Gabeira, caso o candidato do PV aparecesse para fazer campanha hoje no calçadão de Campo Grande. Fernando William, integrante da coordenação de campanha, chamou Gabeira de "macaco Tião da classe média". Já o presidente municipal do PT, Alberes Lima, disse ser suburbano com muito orgulho.

- O candidato (Gabeira) disse que suburbano tem mente atrasada, mas atrasado é ele, que não conhece o Rio de Janeiro - disse Alberes, muito aplaudido pelos presentes, entre eles os deputados federais Leonardo Picciani (PMDB) e Filipe Pereira (PSC), os deputados estaduais Coronel Jairo (PSC) e Chiquinho da Mangueira (PMDB) e a vereadora Verônica Costa (PMDB).

Também estavam na reunião políticos de partidos que estão coligados com Gabeira, como os vereadora Silvia Pontes (DEM) e Luiz Carlos Ramos (PSDB). O candidato a vice de Paes, Carlos Alberto Muniz, atacou o apoio do prefeito Cesar Maia a Gabeira:

- Hoje o novo é velho conhecido nosso, mas está sendo apresentado de forma travestida para a população. São eles que dirigem a prefeitura.

Com um tom que não costuma usar em encontros divulgados por sua assessoria de imprensa, Paes disse que o DEM ameaça quem não fizer campanha para Gabeira:

- Fazem reuniões ameaçando os políticos do DEM ou da base do prefeito. Se eles não apoiarem aquela candidatura, são ameaçados.

oglobo.com.br/pais/eleicoes2008