Título: Lula baixa músicas na internet
Autor: Flávio Freire e Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 11/10/2008, O País, p. 12

Presidente defende mais liberdade para campanhas na rede.

Mesmo com agenda cheia, o presidente Lula se dedica a um novo aprendizado: navegar pela internet e baixar músicas. Ele revelou ontem que já produziu um CD para os governadores do Ceará, Cid Gomes, e da Bahia, Jaques Wagner. Para Cid, gravou duas músicas: "Viola enluarada", de Paulo Sérgio Valle e Marcos Valle, e uma do comediante Ary Toledo, que Lula não lembrou o nome. Jaques Wagner foi presenteado com a música "Baiano burro nasce morto", do compositor Gordurinha: "Sou da Bahia, comigo não tem horário, não sou otário e você pode zombar; sou cabra-macho, sou baiano toda hora", diz a letra, que Lula cantarolou em entrevista a portais da internet. Ele, porém, mostrou preocupação com as produtoras de CDs e DVDs diante das facilidades da rede:

- Não sei como é que os donos das produtoras vão sobreviver neste mundo libertário que a internet possibilita às pessoas. Eu não sei se já estão exigindo alguma regulamentação, mas, em algum momento, alguém vai começar a chiar por isso.

Lula defendeu novas regras para que se permita campanha eleitoral na rede, limitada pela Justiça Eleitoral. Para ele, é preciso proibir a veiculação de material nocivo, como a pedofilia:

- Do ponto de vista da comunicação, da liberdade de expressão, temos que agradecer a existência da internet porque ela deixou tudo mais antigo e tudo mais ultrapassado - disse. - Acho que proibir as pessoas de fazerem a propaganda dos seus candidatos é você negar o direito de expressão que é tão legítimo como qualquer outra coisa.

oglobo.com.br/pais