Título: Minc: Tremei, poluidores, acabou a moleza
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 11/10/2008, O País, p. 15

Ministro reclama que ações resultantes de autuações são poucas

BRASÍLIA. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reclamou que, de cada cem pedidos de autuação feitos pelo ministério, apenas dez viram ações judiciais, e somente uma pessoa ou empresa é punida.

- É quase um estímulo à impunidade ambiental. Ninguém vai ficar de fora, acabou a moleza. Tremei, poluidores. Agora é pagar, reflorestar e pegar o xilindró quando couber. Senão parece que o crime compensa - ameaçou ele.

Mas as ações civis públicas do governo não podem levar ninguém a cadeia. Para um desmatador ser jugado criminalmente, é preciso que o Ministério Público Federal faça a denúncia. Nas ações civis públicas, a União apresentou laudos, pareceres e imagens de satélite que comprovam o desmatamento. As áreas questionadas na Justiça estão embargadas pelo governo, mas os proprietários ignoram e continuam plantando e usando a terra.

As 26 ações ajuizadas ontem envolvem fazendas de Mato Grosso, Pará e Rondônia. A procuradora-geral do Ibama, Andréia Vulcanis, disse que há pedidos de liminares nessas ações para obrigar o proprietário a desocupar a terra embargada e pagar imediatamente a multa. Procurados, o senador Campos e o deputado Amorim não foram localizados.