Título: Na crise, BC brasileiro ganha força
Autor: Rangel, Juliana; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 11/10/2008, Economia, p. 36
Instituição fica com mais autonomia, como seus pares estrangeiros.
BRASÍLIA. A crise financeira internacional está servindo para que o Banco Central (BC) consolide sua autonomia e credibilidade, segundo especialistas. Ao institucionalizar em lei novas medidas, como o redesconto e o empréstimo em moeda estrangeira, a autoridade monetária sinaliza que terá uma atuação mais complexa, mesclando melhor instrumentos como leilões cambiais, alterações nos depósitos compulsórios e taxa de juros. Estas medidas serão fundamentais para o atual momento, exigindo maior esforço do BC desde a maxidesvalorização do real em 1999.
- O BC consolida a sua autonomia e credibilidade, que foi conquistada durante o mandato do presidente Lula. Quando o BC elevava os juros, você podia afirmar que tecnicamente a decisão estava equivocada, mas não podia dizer que houve decisão política. Essa postura está rendendo frutos agora - disse o ex-diretor da instituição Carlos Thadeu de Freitas.
Segundo Carlos Thadeu, o momento também serve para se testar o perfil legalista que o BC adquiriu após os casos Marka e FonteCidam, em 1999, que deixaram a instituição receosa de adotar medidas de auxílio a instituições financeiras, por temer que houvesse acusação de favorecimento. Outro ex-diretor do BC, Carlos Eduardo de Freitas concorda que é tempo de consolidação e acrescenta que isso é fundamental para dar a agilidade necessária para se lidar com uma crise de liquidez.
O professor da USP Joaquim Elói Cirne de Toledo acredita que a atuação do BC tende a ser mais plural e criativa. Para ele, uma das vantagens desta nova crise é dar à autoridade monetária as mesmas armas que seus pares pelo mundo têm. O professor Alcides Leite, da Trevisan, destaca que as novas medidas do BC dão um bom arcabouço legal, que evitará discussões e interferência política:
- Na última semana, o BC deu mostras de que atuará de forma firme e utilizando diversos instrumentos ao mesmo tempo.