Título: Mantega: Como ministro do Brasil, não perdi o sono
Autor: Jungblut, Cristiane; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 11/10/2008, Economia, p. 37

Titular da Fazenda afirma que país continua crescendo, apesar da crise.

WASHINGTON. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que embora o pacote americano ainda vá levar cerca de um mês para começar a produzir efeitos, o Brasil tem condições de suportar tal espera - mesmo que as bolsas de valores continuem em baixa acentuada:

- Como ministro da Fazenda do Brasil, eu não perdi o sono. Acredito que meus colegas, de outros países, estão perdendo o sono, sim. Mas nós não temos razão para perder o sono lá no Brasil porque temos uma situação bastante sólida. O país continua crescendo, apesar da crise - disse ele, na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Mantega disse que o Brasil tem "problemas localizados de liquidez e em um ou outro setor alavancado em câmbio". Mas afirmou que são problemas que o governo vem identificando e combatendo rapidamente.

- É claro que sempre tem algumas empresas que fizeram uma ou outra extravagância. Porém, de modo geral, o problema é de liquidez. Temos tomado as medidas para viabilizar liquidez. Nosso sistema não tem problemas a não ser alguns de liquidez, que são um reflexo daquilo que ocorre por esses lados - disse, referindo-se ao Hemisfério Norte.

Hoje, o G-20 (países mais ricos e os principais emergentes) se reúne na sede do FMI. Mantega disse que o Brasil e outros emergentes têm novas idéias, mas não as antecipou:

- Acho que vamos ter de ser mais criativos.

O presidente do BC, Henrique Meirelles, que também está em Washington, disse que é importante uma ação coordenada do G-7 numa escala mais ampla. Segundo ele, o que é importante nos EUA é a busca conjunta de soluções com outros países.