Título: Gabeira critica falta de estrutura do TRE para coibir panfletos
Autor:
Fonte: O Globo, 12/10/2008, O País, p. 3
Material continua sendo distribuído.
O candidato do PV, Fernando Gabeira (PV), criticou ontem a falta de estrutura do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para impedir a distribuição de panfletos apócrifos contra ele, o que vem acontecendo desde o primeiro turno. Panfletos distribuídos ontem em bairros das zonas Norte e Sul, assinados por um "movimento de desagravo ao subúrbio do Rio", traz o logotipo do GLOBO e ataques a Gabeira. O GLOBO nada tem a ver com o material e desautoriza o uso de sua marca em qualquer panfleto de campanha. O departamento jurídico do jornal tomará as medidas cabíveis.
O chefe de fiscalização TRE, Luiz Fernando Santa Brígida, admitiu a falta de condições de impedir a distribuição dos panfletos e disse que seria preciso uma estrutura como a da Polícia Militar para coibir as irregularidades.
- A gente fica num jogo de gato e rato - disse Santa Brígida, que trabalha com base nas denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia (2533-9797).
Gabeira se comparou ao candidato democrata às eleições nos Estados Unidos, Barack Obama:
- Tentaram jogá-lo contra as cidades pequenas. Lá, foi possível dar a volta. Aqui, será possível dar a volta também. Meus adversários estão muito concentrados em campanha negativa; me compararam ao Macaco Tião e quiseram jogar ovos. Jamais permitiria que meus correligionários tratassem meus adversários desta maneira.
Após visitar o Jardim Zoológico e o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Gabeira foi ao Hotel Debret, em Copacabana, onde se encontrou com os organizadores da 13ªParada do Orgulho LGBT. Ele se comprometeu a realizar ações de combate à homofobia. Uma das metas, expressa em carta-compromisso assinada por ele, é criar a Coordenadoria de Defesa, Promoção e Garantia dos Direitos de LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). Gabeira não participou da parada.