Título: Ibope: Quintão tem 18 pontos à frente de Lacerda
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2008, O País, p. 10

Candidato do PMDB chega a 51%, contra 33% do apoiado por Aécio e Pimentel em BH; em votos válidos, 61% a 39%.

Surpresa no primeiro turno da eleição municipal em Belo Horizonte, o candidato do PMDB à prefeitura, o deputado federal Leonardo Quintão, sai na frente, com larga vantagem, na disputa do segundo turno contra o empresário Márcio Lacerda, do PSB, apoiado pelo governador tucano Aécio Neves e pelo prefeito Fernando Pimentel, do PT.

Pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra que Quintão tem hoje 51% das intenções de voto contra 33% para Lacerda. Os votos nulos e em branco somam 6%, e os eleitores que não sabem ou não quiseram responder foram 9%.

Empate entre eleitores com mais de 50 anos

Quando são levados em conta apenas os votos válidos - excluídos os votos em branco e nulos e os eleitores indecisos -, Quintão chega a 61% e Lacerda fica com 39%.

De acordo com o Ibope, Quintão lidera em todas as camadas do eleitorado, à exceção da faixa que tem 50 anos ou mais, em que está empatado tecnicamente com Lacerda: o peemedebista alcança 43% e o adversário, 41%. Já entre os jovens de 16 a 24 anos, Quintão tem vantagem de 35 pontos sobre Lacerda: 61% a 26%.

O candidato do PMDB, de 33 anos, é o preferido entre as mulheres: tem 54% dos votos contra 30% de Márcio Lacerda, de 62 anos. Na fatia do eleitorado com curso superior, a diferença se mantém. O peemedebista alcança 55% e o adversário, 31%.

Segundo instituto, 71% já decidiram em quem votar

Quando o Ibope pesquisa a intenção de voto espontânea - sem a apresentação dos nomes dos candidatos - Quintão recebe 49% das menções e Lacerda, 32%. De acordo com o Ibope, 71% dos eleitores da capital mineira já decidiram em quem votar e não pretendem mudar de opinião. Já 21% admitem que podem rever sua opção.

Os pesquisadores perguntaram ainda aos entrevistados quem eles acham que será o próximo prefeito, independentemente de suas preferências. Quintão ganha, com 48%, mas a vantagem sobre Lacerda, que obteve 38%, cai para 10 pontos.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores de Belo Horizonte anteontem e ontem. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, sob o número 76865/08.

http://oglobo.com.br/pais/eleicoes2008