Título: Ministro da Cultura visita biblioteca que poeta criou na palafita onde vive
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 15/10/2008, O País, p. 13

Morador de favela de Recife não aceita transferir a "livroteca" de lugar.

RECIFE. "A dor é aqui. Não adianta levar analgésico para outra rua não. A livroteca tem que ficar na palafita mesmo." Foi com essas frases curtas que Ricardo Gomes Ferraz, o Kcal Gomes, reagiu à oferta de ajuda do ministro da Cultura, Juca Ferreira, para que a livroteca Os guardiões fosse transferida de uma palafita na beira do mangue para uma casa que não oferecesse risco aos freqüentadores.

O encontro aconteceu ontem à tarde. De um lado, o ministro. Do outro, o morador da favela que, por conta própria, transformou a palafita em que morava numa biblioteca informal para seus vizinhos, no Bode, comunidade localizada no bairro do Pina, que oferece um futuro sombrio para suas crianças e adolescentes devido à violência.

A saga do "traficante de livros", como Kcal prefere se definir, foi revelada no "Jornal do Commercio", de Recife, e no GLOBO. A divulgação do trabalho do voluntário terminou motivando novas doações de livros, que já somam mais de mil. Um acervo que começa a ficar pequeno para caber na palafita tão precária, que ontem impôs um limite à comitiva oficial: por medida de segurança, foram poucas as autoridades que tiveram acesso à biblioteca.