Título: Brown defende regulação global da economia
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2008, Economia, p. 24

"Precisamos de mecanismos mais adequados", diz britânico.

LONDRES. Apesar de abrir um sorriso quando ouviu elogios da platéia, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, aproveitou ontem um encontro com jornalistas estrangeiros para novamente reivindicar um compromisso global de regulamentação do sistema financeiro. Ele defendeu também uma reforma de instituições supranacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), como parte da adequação ao contexto da globalização.

- Entidades como o FMI foram concebidas nos anos 40, quando a economia ainda tinha características muito mais restritas aos contextos nacionais, sem o mesmo fluxo maciço e transnacional que experimentamos hoje. Precisamos de mecanismos mais adequados, pois um sistema financeiro com características globais não pode ser controlado com sistemas locais de supervisão.

Ele driblou perguntas relacionadas à sua volta por cima em termos de popularidade depois do anúncio do plano de resgate britânico, que inspirou iniciativas semelhantes em vizinhos europeus e nos EUA. (Fernando Duarte, correspondente)