Título: Prós e contras das propostas
Autor: Mascarenhas, Gabriel; Borges, Waleska
Fonte: O Globo, 16/10/2008, O País, p. 3
Analistas avaliam projetos de candidatos.
Especialistas da UFRJ e da Fiocruz avaliaram as propostas de curto, médio e longo prazo apresentadas por Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB). Em comum nos projetos de ambos, os especialistas ressaltaram que há ações não explicadas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Por outro lado, acreditam que, caso o prefeito eleito cumpra as promessas de melhoria na rede de saúde - com treinamentos de profissionais e novos equipamentos - as propostas para combater uma nova epidemia são positivas.
Para o entomologista Anthony Érico, da Fiocruz, as ações de prevenção propostas por Paes "repetem todos os erros que vêm sendo cometidos pelas administrações anteriores". Para ele, o foco deveria ser a educação.
- A população deve ser educada a combater o mosquito, e não apenas informada quanto a sua presença. O processo deve ser feito em parceria com a Secretaria de Educação, com a introdução de uma disciplina específica sobre os hábitos do mosquito e como combatê-lo.
Érico fez observação semelhante ao programa de Gabeira, quando o candidato diz que a opinião pública será mobilizada:
- Essa mobilização deve ser feita por processos educativos, com a colaboração da Secretaria de Educação.
Como positivo, Érico apontou no programa de Paes medidas de médio e a longo prazo, como a reorientação de padrões urbanísticos para evitar estruturas arquitetônicas que facilitem o acúmulo de água parada. Nos planos de Gabeira, elogiou a parte de assistência médica. O candidato do PV quer reequipar a rede básica, ambulatorial e hospitalar com remédios e exames diagnósticos, e capacitar profissionais.
O epidemiologista Roberto Medronho, da UFRJ, lembra que nenhum dos dois falou sobre a implantação de uma Central de Internação e Regulação de Leitos:
- Também não falam de treinamentos de pediatras, além da necessidade de capacitação dos profissionais das redes estadual e federal.
Já o infectologista da UFRJ e presidente do Instituto Prevenir é Viver, Edmilson Migowski, classifica como "pirotecnia incompreensível" a idéia de Gabeira de utilizar aeronaves não-tripuladas:
- Esse recurso não é necessário para saber que 70% das caixas d"água da Rocinha não têm tampa.
No programa de Paes, ele apontou tópicos prometidos a longo prazo, mas que deveriam ser prioridade.
- Ele diz que, a longo prazo, vai reestruturar o programa de limpeza de rios e lagoas. O que impede de se colocar isso em prática no dia em que assumir?