Título: Anota aí: a Marta vai ganhar, afirma Lula
Autor: Costa, Florência; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 16/10/2008, O País, p. 12

Presidente diz que campanha está só no começo; candidata também diz acreditar que vai "tirar a diferença".

NOVA DÉLHI e SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Nova Délhi, na Índia, estar confiante na vitória da petista Marta Suplicy na disputa pela prefeitura paulistana, apesar da desvantagem dela nas pesquisas:

- Anota aí no seu caderninho: a Marta vai ganhar. A campanha está só no começo.

Em São Paulo, apesar dos 12 pontos de vantagem que a pesquisa Ibope dá ao prefeito Gilberto Kassab (DEM), Marta também disse que está confiante e que aposta na propaganda eleitoral e nos debates na TV para reverter o quadro. Pesquisa Ibope divulgada anteontem mostra Kassab com 51% e Marta com 39%. Na última pesquisa Datafolha, a diferença era de 17 pontos: 54% para Kassab e 37% para Marta.

- Segundo turno é segundo turno. Tudo ainda vai se mexer muito em relação à pesquisa. Tenho tranqüilidade de que chegaremos à vitória. Temos tempo de tirar essa diferença e acredito que vamos tirar - disse Marta.

Kassab disse que ficou muito feliz com a pesquisa, embora a diferença tenha caído em relação ao Datafolha:

- Estou muito confiante. As eleições são daqui a dez dias praticamente. Esta é a primeira pesquisa realizada depois do primeiro turno e nos dá um ânimo grande. Queria dividir essa alegria com toda a nossa excelente equipe, com os partidos aliados, com o governador Serra, que é um grande parceiro nosso num primeiro momento como prefeito e hoje como governador mas, principalmente, com nossos eleitores. Esperamos chegar no domingo de eleição e assistir à vitória - disse o prefeito.

Respondendo a declarações do chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, de que o PT vai "continuar convidando a população a conhecer melhor os candidatos", mostrando na campanha "todas as dimensões, pessoais e políticas" dos adversários, Kassab disse que não tem nada a esconder e que sua vida é "um livro aberto".

- Tenho orgulho de apresentar minha família, minha biografia e minha gestão. Uma gestão eficiente e uma vida da qual eu tenho muito orgulho. Acho importante que a cidade conheça seu candidato, seu prefeito e a outra candidata também. Não tenho nada a esconder.