Título: BB revê seus planos de abrir banco nos EUA
Autor: Frish, Felipe
Fonte: O Globo, 16/10/2008, Economia, p. 23
BRASÍLIA. Por causa da crise internacional, o Banco do Brasil (BB) decidiu reavaliar seu projeto de expansão para os EUA, epicentro das turbulências. Sem abrir detalhes, o vice-presidente de Finanças da instituição, Aldo Luiz Mendes, afirmou ontem, em teleconferência com analistas, que a volatilidade no mercado externo levou a uma revisão:
- A crise está nos levando a uma revisão nos planos de expansão nos Estados Unidos.
O novo banco de varejo que o BB pretendia abrir em solo americano ainda neste semestre já tinha até nome: Banco do Brasil Federal Saving Bank (FSB). O foco eram os milhares de imigrantes brasileiros e latinos que moram nos EUA. A estratégia incluía também a abertura de uma empresa para atuar com remessas de valores, a BB Money Transfer.
Sobre a compra do banco estatal paulista Nossa Caixa, o BB disse que mantém negociações.
Mendes acredita que a crise abre espaço para oportunidades, como a compra de carteiras de crédito de bancos menores no país. Para tanto, usará os incentivos do Banco Central. O Palácio do Planalto instruiu que os bancos públicos sejam ativos nesse processo. O BB, por enquanto, avalia a compra de R$3 bilhões em carteiras de crédito consignado, mas há potencial para dobrar a cifra.
Com as mudanças nos depósitos compulsórios, o BB terá mais R$11,4 bilhões disponíveis, inclusive para adquirir mais carteiras de crédito.