Título: Mito Diana ofusca o casal
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 12/03/2009, Mundo, p. 24

Letícia Freire (D) e a mãe resolveram homenagear Charles

¿Cadê o homem?¿ e ¿Não sabia que príncipes atrasavam¿. Essas eram algumas das frases que ecoavam entre os cerca de 30 curiosos que mantinham os olhos fixos em direção ao Salão Negro do Congresso Nacional. Um vidro e pouco menos de 100m separavam os plebeus, no Salão Verde, da realeza. Quando Charles despontou na rampa, ao lado de Camilla Parker-Bowles, algumas mulheres não continham a emoção. ¿Lindinho¿, disse uma. ¿Por que não posso estar lá?¿, lamentava outra. Mas a visita nem de longe teve o clamor popular digno dos tempos da princesa Diana. Nem a cordialidade registrada por Lady Di, que chegou a acenar para o povo em 1991.

Admiradora da ex-mulher do príncipe de Gales, a cearense Arlete de Castro Mourão, de 64 anos, era uma das mais emocionadas. ¿Charles tem sua majestade, embora fosse mais querido quando tinha Diana a seu lado¿, reconheceu. A funcionária da Câmara franziu a testa ao ser questionada sobre Camilla. ¿Não gosto dela. Foi ela quem desmanchou o lindo casamento deles e levou tanto sofrimento aos filhos de Charles¿, acrescentou. A funcionária pública Sônia Maria Sestare, de 44 anos, veio de Tabatinga (SP) e jamais imaginava que o príncipe fosse cruzar seu caminho. Com a câmera nas mãos, ela quase se apoiou no vidro. ¿Fui pega de surpresa. Charles coroou minha viagem¿, celebrou. Sônia considera Camila e Charles ¿um casal simpático¿. ¿Muita gente se espelha nele no Reino Unido, é uma figura popular, mas não tem tanto carisma quanto Diana.¿

Situação parecida ocorreu com a joalheira mineira Elizabeth Leste de Ataíde, de 63 anos. Ela participava de um evento da bancada feminina da Câmara quando soube da presença de Charles. ¿Ele é discreto¿, afirmou. Elizabeth vê a duquesa Camilla como ¿uma mulher que aos poucos se sobressai¿. Se a recepção foi fria no Congresso, o termo para o Planalto é ¿gélido¿. Cerca de 10 curiosos prestigiaram a comitiva na Praça dos Três Poderes. A estudante de jornalismo Letícia Barros Freire, 18 anos, e a mãe levaram cartazes de boas vindas. ¿Acho incrível a Inglaterra, meu sonho é conhecer Londres¿, justificou-se a jovem. Alheia ao príncipe, uma noiva aproveitava a tranquilidade para uma sessão de fotos.