Título: Gafes para a realeza
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 12/03/2009, Mundo, p. 24

Príncipe Charles e a mulher atrasam compromissos com autoridades brasileiras e não são recebidos pelo presidente Lula na rampa do Planalto. Parlamentares frustram foto de ¿recordação¿ dos britânicos

Príncipe Charles e a duquesa de Cornuália, Camilla Parker-Bowles, ao lado do presidente Lula e da primeira-dama, Marisa: cerimonial diferenciado Uma visita marcada pela impontualidade, pela formalidade e pela falta de luz. O príncipe de Gales, Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor e a duquesa da Cornuália, Camilla Parker-Bowles, tiveram atrasos de 15 a 30 minutos em todos os encontros com as principais autoridades brasileiras ontem no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Itamaraty. ¿A crise acabou com a pontualidade britânica¿, brincou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que esperou 15 minutos no Congresso para recebê-los, junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e o líder do PT, senador Aloizio Mercadante.

Para Sarney, o encontro foi importante para estreitar o laço entre os dois países e aproveitar a imagem do príncipe na proteção ao meio ambiente. ¿Eu tive a oportunidade de dizer a ele que o Brasil é um país que tem a melhor legislação ambiental, que tem a legislação em nível de Constituição¿, disse o presidente do Senado. Ele ainda lembrou que outros países no século passado destruíram as florestas da Ásia, África e Europa. ¿O mundo pode se juntar a nós na defesa da Amazônia¿, defendeu.

Na saída do Congresso, foi a vez de Sarney cometer uma gafe, mesmo sem saber. O príncipe e a duquesa planejavam tirar uma foto sozinhos na rampa do Congresso, como recordação, mas um grupo de 50 autoridades políticas, incluindo o líder do Senado, acompanhou os dois na descida e o casal real desistiu da fotografia. Na noite de terça-feira, a gafe foi do Palácio do Planalto, que divulgou na agenda impressa e por internet que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberia o príncipe Chaves ¿ Charles Philip Arthur Chaves, em vez do sobrenome, George.

Depois desse encontro, o casal real seguiu para uma festa nos jardins da embaixada britânica (Garden Party), com cerca de 400 convidados. Entre os mais famosos estavam a atriz Patrícia Pillar e seu marido, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), e a ex-embaixatriz brasileira no Reino Unido, Lúcia Flecha de Lima ¿ conhecida pela amizade com a princesa Diana.

Surpresa Na entrada do Planalto, Charles ficou surpreso ao não ser recebido por Lula, mas apenas pelos fotógrafos oficiais dos dois governos. Lula, dona Marisa Letícia, e os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, os aguardavam no andar superior à rampa. ¿A fotografia que vale é com as mulheres¿, comentou Lula, bem-humorado. Segundo as regras de protocolo e cerimonial, o herdeiro do trono britânico nem sequer deveria subir a rampa, já que não é chefe de governo ou Estado. No entanto, o governo brasileiro decidiu fazer uma deferência ao príncipe, que vem ao Brasil pela quarta vez ¿ a primeira acompanhado de Camilla.

Charles conversou por uma hora com o presidente Lula sobre medidas de combate às mudanças climáticas, projetos de proteção para o meio ambiente e programas de empreendedorismo para o público juvenil. Os dois nem notaram o apagão em Brasília, que deixou a Esplanada dos Ministérios às escuras por cerca de 30 minutos. A iluminação no Palácio do Planalto foi garantida por meio de um gerador.

Enquanto isso, no Itamaraty, os funcionários enrolavam um tapete vermelho encharcado pela forte chuva, que atrasou o jantar previsto para as 19h30. Cerca de 45 minutos depois, Charles e Camilla tiveram de pisar o chão descoberto, mas seco, e foram recebidos por Amorim e sua mulher. Outras personalidades estiveram presentes ao evento, como o ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira (Juca Ferreira), Carlos Minc, e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Durante os quatro dias em que permanecerá no território brasileiro, o príncipe Charles e sua mulher visitarão ainda o Rio de Janeiro, Manaus e Santarém (PA).