Título: Em 18 meses, 19 mil intervenções no plenário
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: O Globo, 05/10/2008, País, p. A25

As mudanças de postura e de leitura em torno do texto da Constituição de 1988 não é exclusividade do senador José Sarney. Os arquivos da Constituinte mostram bem isso. Foram 18 meses de trabalho, coordenados por doutor Ulysses Guimarães (PMDB) e mais 558 constituintes. Os registros oficiais apontam mais de 19 mil intervenções verbais no Plenário que hoje deixam claro a transformação que o tempo traz aos homens e à sociedade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desde 2003 aprovou 12 propostas de emenda à constituição, é um dos melhores exemplos. Na véspera da votação da nova Carta Magna foi à tribuna, representando o PT, dizer que votaria contra a proposta para a Constituição ¿ a sétima do país ¿ por considerá-la produto de uma manobra da elite para consolidar direitos conservadores em detrimento dos direitos dos trabalhadores. Hoje, nas conversas com interlocutores, o presidente Lula reconhece que os avanços que trouxe e que pretende marcar seus mandatos só foram possíveis diante da consolidação social oferecida pela Constituição.

Ao todo, ainda permanecem no Congresso 41 deputados e oito senadores constituintes que poderão mais uma vez ser responsáveis por uma nova Constituição. Tramitam no Congresso 1.344 propostas de emenda à Constituição (PECs). São 971 em análise pelas comissões da Câmara e outras 373 no Senado. Entre as mais importantes estão a que estabelece mais uma mudança no sistema tributário do país, a redução da maioridade penal e a que ataca a tramitação das medidas provisórias.

Enfrentar a "ferida"

Para alguns constituintes, no entanto, este é o momento do país enfrentar sua "ferida" mais significativa: a falta de uma reforma política.

¿ Precisamos de profunda reforma política ¿ disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). ¿ Precisamos inclusive redesenhar o nosso Parlamento. Redimensionar o Poder Legislativo Federal e alçá-lo a um patamar à altura dos anseios da sociedade. (M. F.)