Título: Todos os caminhos da Kombi levam ao PMDB
Autor: Duarte, Alessandra; Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 17/10/2008, O País, p. 8

Suposto responsável por distribuir panfletos contra Gabeira é ex-funcionário estadual e atua na campanha de Paes

Alessandra Duarte, Fábio Vasconcellos e Flávio Tabak

Apontado como o responsável por distribuir para cabos eleitorais panfletos contra o candidato Fernando Gabeira (PV), André Santos foi funcionário comissionado da Secretaria estadual de Governo até julho deste ano. Ele deixou o governo para se dedicar à candidatura de Eduardo Paes (PMDB) e tinha como principal função a coordenação da campanha na Zona Norte. Santos foi nomeado em 2007 e comandava a supervisão regional do estado na Zona Norte. O órgão é vinculado ao secretário estadual Wilson Carlos e ao subsecretário de Governo, Rodrigo Bethlem. Os dois ajudam na coordenação de campanha de Paes.

André Santos foi denunciado por Ana Paula Cruz Costa, de 35 anos. Ela e mais três pessoas foram detidas por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anteontem, na Avenida Brasil, na altura da entrada da Fazenda Botafogo. O grupo estava numa Kombi com cerca de seis mil panfletos contra Gabeira, além de faixas com a inscrição "Sou suburbano com muito orgulho", em referência à declaração do candidato do PV contra a vereadora Lucinha (PSDB).

Ana Paula acusou o coordenador de campanha de repassar o material. Ontem, o governo divulgou nota em que diz que a "Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro tinha em seus quadros o funcionário comissionado André Luiz dos Santos, que se desligou do cargo de superintendente regional das áreas da Leopoldina, Zona Norte e Central, no dia 4 de julho de 2008". Procurado, André não retornou às ligações.

Líder de entidade ligado ao PMDB

À noite, André Santos, Rodrigo Bethlem e Marcelo Faulhaber (coordenador do plano de governo de Paes) se reuniram no comitê de campanha do candidato do PMDB. Paes não comentou o caso, mas, por telefone, pessoas ligadas ao comitê do PMDB confirmaram que André era responsável pela campanha na Zona Norte, tendo como uma das funções fazer contato com associações de moradores.

Os panfletos apreendidos eram atribuídos à Associação de Moradores de São José da Pedra, que nega envolvimento. O material tenta vincular Gabeira a um suposto esquema de recolhimento de lixo que envolveria o prefeito Cesar Maia. O presidente da associação de moradores do Morro São José da Pedra, Jorge Pereira Ramos Filho - que nega ter confeccionado os panfletos - admitiu ontem que é delegado da 118ª zonal do PMDB no Rio. Além de ter trabalhado no programa Jovens Pela Paz, durante o governo de Anthony Garotinho, Jorge Pereira também foi funcionário do setor de documentação do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania, da Secretaria estadual de Ação Social, no governo Rosinha.

Pereira afirmou ontem que pretendia participar da campanha de Paes, mas optou por ficar neutro.

- Não é justo um presidente dar apoio a um candidato. Aí um ganha e ficamos no esquecimento, sem creche nem asfalto. Quero distância - disse.

Ele disse estar afastado do PMDB. Quando supervisionou o Jovens Pela Paz, organizava grupos de 800 a 1.000 jovens, até 2002. Segundo a Secretaria municipal de Esporte e Lazer, Jorge Pereira também coordenou o projeto Germinal Mel, no Morro São José da Pedra. Cesar Maia informou ontem que Pereira foi exonerado em 6 de outubro porque fazia campanha para uma vereadora durante o trabalho.

COLABOROU: Ludmilla de Lima