Título: A nova polêmica do lixo
Autor:
Fonte: O Globo, 17/10/2008, O País, p. 11
Ibama fecha usina elogiada por Gabeira
O lixo, mais uma vez, está no centro de uma polêmica. Ontem à tarde, fiscais do Ibama fecharam a Usina Verde, que funciona dentro da Fundação Bio Rio, subordinada à UFRJ, na Ilha do Fundão. Sob o argumento de que ela estava operando em desacordo com a legislação, eles aplicaram multa de R$300 mil. A usina desenvolve uma tecnologia brasileira para processar termicamente o lixo e transformá-lo em energia elétrica. O que parecia uma questão ambiental, no entanto, ganhou contornos políticos quando o presidente da usina, Henrique Saraiva, levantou suspeitas sobre a motivação do ato.
Segundo ele, cenas da usina foram mostradas esta semana no programa de TV do candidato Fernando Gabeira (PV). Na ocasião, o candidato explicou que era contra a implantação de um aterro sanitário em Paciência - pivô de uma polêmica com a vereadora Lucinha (PSDB) - e defendeu soluções alternativas para os lixões, como as usinas verdes. De acordo com Saraiva, as imagens foram gravadas dia 30 de setembro durante uma visita de Gabeira ao local:
- Pode ter motivação política, sim, porque funcionamos há quatros anos aqui sem qualquer problema.
Ao tomar conhecimento do fato, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que os fiscais haviam extrapolado suas funções, ao proibirem até a venda de tecnologia. Ele orientou o Ibama a reunir a Feema e a UFRJ para resolver a questão:
- Fechar uma usina padrão é completamente descabido. Se há problemas, temos de saná-los através de ajuste de conduta. Mas a UFRJ não é o lixão da esquina.