Título: Depois de impasse, Crivella grava para Paes
Autor:
Fonte: O Globo, 17/10/2008, O País, p. 11

Senador estréia em inserções declarando voto para peemedebista, que exibiu na TV reunião com cooperativas de vans

Após indefinição na coordenação da campanha do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB) sobre se Marcelo Crivella (PRB) deveria gravar ou não para o programa eleitoral na TV, o senador apareceu em inserções, levadas ao ar durante o dia de ontem, declarando voto ao ex-adversário, a quem já chamou de candidato "dos ricos, da Zona Sul, da Barra da Tijuca e das grandes construtoras". Crivella, que terminou o primeiro turno em terceiro lugar, oficializou o apoio a Paes na terça-feira. Havia uma divisão na campanha de Paes sobre exibir ou não Crivella na TV, mas venceram os que apostam no antigo adversário.

À noite, Paes mostrou no programa de TV uma reunião com líderes de cooperativas de vans, que no primeiro turno apoiaram Crivella e chegaram a fazer carreatas e distribuir folhetos apócrifos contra o candidato do PMDB. Entre as imagens, há a de um líder do movimento, que não é identificado pela produção, discursando que votará em Paes. Em outra, um jovem de 25 anos, que trabalha como despachante do transporte alternativo, diz que votou em Crivella no primeiro turno por causa dos boatos e que votará no PMDB neste segundo turno.

- Vocês têm que fazer parte do sistema de transportes da cidade - afirma Paes em seu discurso para os motoristas, dando a entender que irá incluir cooperativas na licitação do serviço complementar.

Lucinha aparece ao lado de Gabeira

No centro de uma polêmica, a vereadora Lucinha (PSDB) apareceu ontem no programa eleitoral ao lado de Gabeira, que chamara a tucana, em conversa por telefone sem saber que estava sendo ouvido por jornalistas, de "analfabeta política". Na TV, Lucinha diz que os moradores da Zona Oeste serão beneficiados com a aliança com o verde, que teria o melhor programa de governo, segundo ela:

- Ele coloca questões pontuais da cidade, como transporte, a transparência no governo, na saúde. Estarei sempre com as pessoas que estão do lado da Zona Oeste - disse a vereadora, a mais votada do Rio, depois de Gabeira ter pedido desculpas pelas declarações.

O candidato do PMDB continuou explorando a polêmica na TV, com sambistas cantando "sou suburbano, com muito amor".