Título: Instável, Bovespa cai 3,85%
Autor: Frisch, Felipe; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 09/10/2008, Economia, p. 27
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve ontem um dia de forte volatilidade, influenciada pelo mercado americano e pelo dólar. O Ibovespa, seu principal índice, recuou 3,85%, para 38.593 pontos, voltando ao patamar de outubro de 2006. Ao todo, foram 409.788 transações, um recorde para o ano, com movimentação de R$7,4 bilhões.
Segundo a sócia da Global Equity Patrícia Branco, investidores optaram por compras de curtíssimo prazo, vendendo as ações no dia ao menor sinal de alta.
- Ninguém quer arriscar ficar com determinado ativo. E essas movimentações curtas trazem ainda mais volatilidade ao mercado. O que está predominando é o medo de que um possível cenário de recessão mundial se agrave - disse.
Nos primeiros minutos do pregão, a Bolsa alcançou a mínima do dia, com queda de 6,33%, mesmo após a ação coordenada dos bancos centrais de Estados Unidos (EUA), Europa e Ásia para reduzir juros.
- O mercado esperava uma redução de 0,75 ponto percentual da taxa nos Estados Unidos, e só caiu 0,5. Isso somou-se à forte alta do dólar na abertura, que fez investidores acharem que mais empresas poderiam declarar perdas financeiras com câmbio - explicou Marcelo Faro, da Intra Corretora.
A Bovespa divulgou ontem o número de investidores individuais de setembro. O número caiu para 527.692 contas, o que significa que 1.397 pessoas zeraram suas contas em corretoras no mês passado, quando a crise se intensificou.