Título: Quintão vira estrela em reunião do PMDB
Autor: Lima, Maria; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 09/10/2008, O País, p. 11
Candidato mineiro ofusca Temer
Isabel Braga e Adriana Vasconcelos*
BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. A chegada do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) à reunião da bancada do PMDB, que ontem ratificou a candidatura de Michel Temer (SP) à presidência da Câmara, foi uma verdadeira apoteose. Assim que o líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), anunciou sua presença, Quintão - que, antes da eleição em Belo Horizonte, era um desconhecido no PMDB - foi ovacionado, bem mais do que na chegada de Temer, o homenageado do dia.
Deputados fizeram questão de se levantar para cumprimentar o deputado de primeiro mandato que garantiu o segundo turno na capital mineira, impondo uma derrota ao governador tucano Aécio Neves e ao prefeito petista Fernando Pimentel. Sorridente, Quintão agradeceu, permaneceu por um tempo e logo saiu para dar entrevistas. Perguntado se estava se sentindo uma estrela, afirmou, mineiramente:
- De forma alguma. Considero que tenho amigos, bons amigos que vão me ajudar a conseguir mais dinheiro para minha cidade.
Quintão disse que não pretende explorar imagens de seus apoiadores:
- Não são os apoiadores que merecem o voto, é o candidato - disse, numa alfinetada ao adversário, Márcio Lacerda (PSB), que centrou sua campanha nos apoios de Pimentel e Aécio.
Em Belo Horizonte, na tentativa de neutralizar o crescimento do seu adversário, Lacerda fez campanha de rua, evidenciando mudança de estratégia e partindo para o ataque. A ordem agora é desconstruir a imagem de bom moço caipira de Quintão.
- Seria uma enorme aventura entregar a gestão de uma cidade com um orçamento de R$6 bilhões para uma pessoa que não chegou aos 35 anos, sem nenhuma experiência de gestão, como empresário ou em cargo público - disse Lacerda, durante caminhada na periferia, onde ouviu provocações de aliados de Quintão.
(* enviada especial)