Título: Serra: até Alckmin apoiará Kassab
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 09/10/2008, O País, p. 10
Presidente do PSDB paulistano promete "mais que apoio formal" ao DEM
Luiza Damé e Adauri Antunes Barbosa
BRASÍLIA e SÃO PAULO. O governador José Serra garantiu ontem que todo o PSDB paulista vai apoiar a candidatura do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que disputa o segundo turno em São Paulo contra a petista Marta Suplicy. Serra negou que o grupo ligado ao ex-governador Geraldo Alckmin, derrotado no primeiro turno, vá apoiar a petista.
- Não (terá isso). Quem conhece lá sabe disso - respondeu Serra, fiador político da candidatura de Kassab, após se reunir com o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) no Planalto.
Serra negou que tenham sido discutidas as eleições municipais. O governador disse que o motivo de sua reunião com o presidente foi o sistema de trens de São Paulo, afirmando que são necessárias obras para duplicar o transporte de passageiros para quatro milhões de pessoas por dia. A proposta do governador é tirar o transporte de cargas do centro de São Paulo e construir um mergulhão na Estação da Luz para criar uma nova rota - uma obra avaliada em cerca de R$500 milhões e que depende de parceria com o governo federal e com as concessionárias do setor.
PTB e PPS devem ser os próximos a aderir a Kassab
- É um assunto intrincado, mas o presidente demonstrou boa vontade - disse Serra.
Em São Paulo, todos líderes tucanos, incluindo Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador Geraldo Alckmin, derrotado no primeiro turno, vão estar "definitivamente integrados" à campanha para a reeleição de Kassab. A garantia foi dada ontem pelo presidente municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo, após um almoço no apartamento de Kassab com o presidente de honra do DEM, o ex-senador Jorge Bornhausen, e o coordenador do plano de governo do candidato, Guilherme Afif Domingos.
- Não é apenas um apoio formal - disse Lobo, acrescentando que Alckmin "manifestou plena concordância" ao apoio a seu adversário.
Os dirigentes do DEM receberam ontem apoio também do PTB. Hoje o PPS também deve formalizar apoio a Kassab.