Título: Esperança nos celulares
Autor: Borges, Rodolfo
Fonte: Correio Braziliense, 12/03/2009, Cidades, p. 29

Uma estratégia já utilizada em outras regiões administrativas pode ser um dos caminhos para reduzir os índices de criminalidade na zona rural de São Sebastião. Durante reunião com os líderes comunitários, ontem, o major Agrício estimou que a chegada de telefones celulares para os agentes que ficam nas viaturas deve melhorar o trabalho de prevenção e captura. ¿Os aparelhos são programados apenas para receber chamadas. Quando o serviço começar, vamos divulgar o número para toda a comunidade¿, informou. A PM de São Sebastião também pretende realizar campanhas para conscientizar a população quanto à importância de registrar os crimes.

¿Se tivermos cinco ou seis registros em que a ação tenha se dado da mesma maneira, vamos ter maior possibilidade de chegar aos bandidos¿, avalia o delegado André Victor do Espírito Santo, da 30ª DP. Ele conta que, desde julho passado, foram registrados apenas um roubo e sete furtos na região de Riacho Frio.

Segundo o administrador de São Sebastião, Alan Valim, a comunidade se comprometeu a fazer um relatório mensal sobre as ocorrências e entregar à polícia.

Por enquanto, a orientação geral para a população é ligar para o disque-denúncia, da Polícia Civil (195), ou para o 3335-3422, da emergência da PM.