Título: Paes lembra falência na gestão Saturnino para criticar Gabeira
Autor: Tabak, Flávio; Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 09/10/2008, O País, p. 4
Candidato do PV ironiza: "Amanhã talvez me comparem com o Bin Laden"
Flávio Tabak e Sergio Duran
Acostumado a fugir de polêmicas no primeiro turno para não prejudicar a formação de alianças, o candidato a prefeito pelo PMDB, Eduardo Paes, começa a mostrar mudanças de tom na fase decisiva da eleição. O peemedebista comparou seu adversário, Fernando Gabeira (PV), ao ex-prefeito Saturnino Braga, cuja administração foi marcada pela falência financeira do município. Gabeira rebateu com ironia, respondendo que talvez ainda o comparem com o terrorista Osama Bin Laden.
Depois de ficar por mais de três horas reunido com sua equipe de campanha no hotel em Copacabana, preparando-se para o debate de hoje, no GLOBO, Paes foi ao TRE receber orientações da coordenação de fiscalização sobre como não desrespeitar as regras eleitorais. Na portaria do TRE, Paes criticou Gabeira ao responder à provocação do candidato do PV, que comentou ontem o encontro entre Lula e Paes na terça-feira dizendo que o presidente estaria certo de sua vitória.
- Vamos mostrar para a população que aqui está o melhor administrador, que respeita o adversário e sabe que é um homem de bem, mas que precisa de preparo e capacidade para administrar a cidade. Vivemos um momento crítico da economia mundial, e o Rio precisa de competência, e não só de simpatia, boa cara e bom jeito. Não sei as características que ele (Gabeira) tem ou não tem. Não tenho dúvida de que meu adversário merece meu respeito. É ético e honesto, como eu. Mas a gente sabe que a cidade já teve um prefeito muito honesto que levou essa cidade à falência. É preciso ter capacidade - disse Paes, em referência ao ex-prefeito Saturnino Braga.
Gabeira usa Armínio Fraga para responder a Paes
Ao deixar a Associação Religiosa Israelita, onde foi convidado pela vereadora Teresa Bergher (PSDB) para a celebração do Yom Kippur (Dia do Perdão), Fernando Gabeira classificou a comparação feita pelo adversário de "infeliz".
- Ontem, eles me compararam com o (Fernando) Collor, hoje com o Saturnino, amanhã talvez me comparem com o Bin Laden. Eu não consigo conter a imaginação dele - ironizou.
Para Gabeira, um dos problemas do governo Saturnino foi ter dado aumentos generalizados ao funcionalismo. O candidato disse que a equipe do ex-prefeito tinha uma visão diferente da do quadro de economistas com quem irá trabalhar. Ele citou o apoio do economista Armínio Fraga na crítica a Paes:
- É presunção dele. As pessoas sabem que estamos com uma equipe técnica de alto nível. Paes fez um comentário modesto, se compararmos economistas preparados e que fizeram transformações de fundo no país com a equipe econômica de Saturnino - disse Gabeira, dizendo que vai enxugar a máquina com a retirada de apadrinhados políticos e a redução do número de cargos comissionados.
O ex-prefeito Saturnino Braga, eleito em 1985 pelo PDT, decretou falência no município em 1988 numa administração marcada por greves e atritos com a Câmara de Vereadores. Rompeu com o então governador Leonel Brizola filiando-se mais tarde ao PSB e agora integra os quadros do PT, com quem Paes fechou aliança ontem. Deixou a prefeitura falida para Marcello Alencar, eleito seu sucessor.