Título: Paes reúne aliados, entre eles Lindberg, e reforça os ataques ao adversário
Autor: Lima, Ludmilla de
Fonte: O Globo, 18/10/2008, O País, p. 14

Apoio de Cesar a Gabeira volta a ser lembrado em discursos para militantes

Gabriel Mascarenhas

O candidato Eduardo Paes (PMDB) reuniu ontem os aliados conseguidos no segundo turno em almoço com dezenas de militantes e líderes comunitários, em Jacarepaguá, onde os ataques a Fernando Gabeira (PV) foram a tônica. As principais críticas partiram de Jandira Feghali (PCdoB) e do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos (PT). O prefeito reeleito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias(PT), também discursou contra o apoio do prefeito Cesar Maia a Gabeira.

- Democracia e Cesar é pior do que retas paralelas, não se encontram nem no infinito. E Cesar e Gabeira têm uma relação intrínseca. Gabeira disse que só encontrou o Cesar umas cinco vezes. Mentir em eleição é feio - ironizou Jandira, depois de dizer, na frente de Paes, que não se arrepende das críticas que fez a ele, chamado por ela de almofadinha no primeiro turno.

Falando aos jornalistas, Lindberg disse o que mais teme, caso Gabeira seja eleito:

- Pode ser que, lá na frente, o sorriso de Gabeira se mostre um cavalo de Tróia e de dentro desse cavalo saia um batalhão de tucaninhos - disse, em referência à aliança do PV com o PSDB.

Após o evento, Paes seguiu em carreata e fez corpo-a-corpo na Freguesia, Taquara e Favela do Rio das Pedras, acompanhado do deputado estadual Domingos Brazão (PMDB) e do irmão dele, o vereador Chiquinho Brazão. Com eles, cerca de 20 cabos eleitorais entregaram centenas de bandeiras, principalmente para crianças, e tentavam convencer eleitores a cumprimentar o candidato na frente de fotógrafos e cinegrafistas. Gabeira estivera em Rio das Pedras horas antes.

- Vem falar com o próximo prefeito. Vem cá, vem - insistia um cabo eleitoral, conduzindo pelo braço uma mulher.

Em Rio das Pedras, o locutor do carro de som da campanha disse ao microfone que "queria deixar um abraço para o vereador Nadinho (DEM), que apóia Eduardo Paes". Nadinho é acusado de participar da milícia que controla a região.

Na Freguesia, a comitiva cruzou com dois cabos eleitorais de Gabeira. Os seguranças de Paes chegaram a se aproximar deles, mas foram orientados pelo candidato Paes a não fazer nada. O candidato chegou a cumprimentar os oposicionistas.