Título: Datafolha: Gabeira tem 44% e Paes, 42%
Autor: Lima, Ludmilla de
Fonte: O Globo, 18/10/2008, O País, p. 14

Cada um subiu um ponto e empate técnico continua; houve forte migração de votos de Crivella para o peemedebista

Ludmilla de Lima

A disputa pela prefeitura do Rio continua tecnicamente empatada, com uma pequena vantagem para o candidato Fernando Gabeira, do PV, segundo pesquisa Datafolha encomendada pela Rede Globo e pela "Folha de S.Paulo". Gabeira permanece dois pontos à frente de Eduardo Paes, do PMDB: 44% das intenções de voto para o verde contra 42% para o peemedebista.

Os dois cresceram um ponto percentual cada em relação à pesquisa de quinta-feira da semana passada. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Gabeira teria, então, entre 41% e 47%, enquanto Paes somaria entre 39% e 45%.

Votos em branco e nulos permaneceram em 7%, e os eleitores indecisos passaram de 9% para 7%. Levados em consideração apenas os votos válidos - sem nulos, em branco e indecisos -, Gabeira teria 51% e Paes, 49%. O resultado é o mesmo da pesquisa anterior.

O instituto também mediu os efeitos dos apoios selados neste segundo turno, com análises sobre a migração de votos dos candidatos derrotados Marcelo Crivella, do PRB, e Jandira Feghali, do PCdoB. Três dias após Crivella - terceiro colocado no primeiro turno - declarar apoio oficial a Paes, 49% dos eleitores que votaram no senador no primeiro turno dizem agora que votarão em Paes. Na pesquisa anterior, esse percentual era de 39%. Já os eleitores do senador que dizem votar em Gabeira caíram de 33% para 27%.

Embora venha pedindo votos para Paes, Jandira parece ter provocado efeito contrário nos seus eleitores: a grande maioria respondeu que votará em Gabeira no segundo turno. Na primeira pesquisa, eles eram 50%; agora já são 57%. Já o aliado da ex-deputada perdeu votos entre os eleitores de Jandira, caindo de 35% para 31% na preferência.

O Datafolha ouviu 1.311 eleitores entre quinta-feira e ontem. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RPE 51/2008.