Título: Em Salvador, candidatos empatados com 44%
Autor: Bottari, Elenilce; Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 18/10/2008, O País, p. 16

Pesquisa Ibope confirma campanha acirrada, mas PT e PMDB discordam do resultado

SALVADOR. A disputa pela prefeitura de Salvador, acirrada desde o primeiro turno, se mantém indefinida. Walter Pinheiro (PT) e João Henrique Carneiro (PMDB) estão empatados com 44% das intenções de voto cada, segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem à noite. Na espontânea, os candidatos estãocom 50% das intenções de voto cada um.

Os votos em branco e nulos somam 8%; 4% não souberam ou não quiseram responder. Os partidos discordaram do resultado. A direção do PMDB diz que tem 12% de vantagem; já a do PT afirma que está na frente com 9%. Na pesquisa contratada pela TV Bahia, o Ibope ouviu 805 eleitores em Salvador entre os dias 16 e 17. A pesquisa está registrado na 18ª Zona Eleitoral da capital sob o número 40357/08.

No primeiro turno, João Henrique liderou com 402.684 votos; Pinheiro teve 390.933 votos. E, como no primeiro turno, a última semana é que decidirá quem vencerá.

O PT enaltece a figura do presidente Lula e o alinhamento de governos (federal, estadual, municipal), com alianças costuradas pelo governador Jaques Wagner (PT), que obteve o apoio do ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB), do PPS, e do popular comunicador Raimundo Varela (PRB) que, no primeiro turno apoiou ACM Neto (DEM). Do outro lado, o PMDB do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), o principal partido aliado da base de Wagner, com apoios de ACM Neto, e dos ex-governadores da época carlista Paulo Souto (DEM) e Cesar Borges (PR).