Título: De mãos dadas com a África
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 18/10/2008, O País, p. 18

Lula inaugura escritório da Fiocruz e programa de nutrição

Luiza Damé

MAPUTO, Moçambique. Dentro da política de estreitamento das relações com a África, o presidente Lula inaugurou ontem o escritório da Fundação Osvaldo Cruz em Moçambique, a primeira unidade fora do país. Esse escritório vai conduzir todos os projetos de saúde do governo brasileiro em parceria com países africanos, começando pela fábrica de medicamentos para tratamento da Aids, em Maputo. Após ter reclamado duramente da demora na conclusão do projeto, iniciado em 2003, Lula prometeu inaugurar a fábrica até o fim de seu governo.

No último dia de visita a Maputo, o presidente participou ainda do lançamento do programa Cozinha Moçambique e de uma unidade móvel do Sesi, que funciona como cozinha-escola. Uma adaptação do mesmo programa desenvolvido no Brasil, o Cozinha Moçambique vai percorrer comunidades pobres do país para orientar a população a aproveitar os alimentos e combater o desperdício, contribuindo para melhorar a nutrição.

Moçambique é um dos 50 países menos desenvolvidos do mundo e tem sérias dificuldades para produzir alimentos, devido à escassez de chuva. O programa foi adaptado aos padrões culturais e alimentares dos moçambicanos. O primeiro livreto produzido pelo Sesi combina receitas brasileiras, como a dobradinha com casca de abóbora, e moçambicanas, o muthluthlo - nome dado a esse prato naquele país - e aproveita alimentos produzidos em Moçambique, como abóbora, mandioca e batata doce.

- O Brasil pode ajudar a África porque tem uma economia mais sólida e mais forte. Portanto, é da nossa responsabilidade cuidar para que a coisas aconteçam numa boa relação Brasil-África. Estamos apagando da História aquele momento em que o Brasil não enxergava a África. Ou seja, o Brasil tem que fazer parte do desenvolvimento deste continente - afirmou Lula.