Título: Paes se reúne com Jandira e deve fechar hoje aliança com o PCdoB
Autor: Otavio, Chico; Medeiros, Lydia
Fonte: O Globo, 10/10/2008, O País, p. 3

Apoio de Cesar Maia a Gabeira deve pesar na decisão do partido.

As articulações políticas para a disputa do segundo turno permanecem como prioridade na agenda do candidato Eduardo Paes (PMDB). Ontem à tarde, ele esteve reunido a portas fechadas por quase duas horas com a candidata derrotada do PCdoB, Jandira Feghali. Ao deixar o encontro, Paes não selou o apoio esperado, mas a previsão é de que a aliança seja anunciada hoje, depois de análise da cúpula do PCdoB reunida ontem em São Paulo.

Segundo interlocutores do partido, o apoio do prefeito Cesar Maia ao candidato Fernando Gabeira (PV) deve pesar na decisão. O PCdoB faz oposição ao governo do DEM e segue a linha de fortalecer em todo o país a base do presidente Lula. Jandira não quis receber a imprensa para comentar o encontro.

- Não temos parcerias escondidas como é o apoio do prefeito Cesar Maia a Fernando Gabeira. Nossas parcerias são transparentes. Provavelmente amanhã (hoje), consolidando a posição do comitê central do PCdoB, vamos receber o apoio de Jandira - disse Paes, que garantiu não ter negociado cargos pelo apoio.

O encontro esperado entre Paes e a cúpula do PRB - partido do senador Marcelo Crivella - não ocorreu até o início da noite de ontem. O peemedebista evitou comentar se convidaria Crivella para o arco de alianças, mas não negou a possibilidade:

- Já disse que o único apoio que nego é o do prefeito Cesar Maia.

No fim da tarde, Paes seguiu para o centro de incubadoras de empresas da Coppe-UFRJ, na Ilha do Fundão, onde prometeu apoiar projetos científicos. Em seguida, encontrou-se com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, no Centro, e debateu medidas para evitar uma nova epidemia de dengue na cidade.

No caminho entre os dois últimos compromissos, o Ford Fusion, placa LPN 1860, que transportava o candidato, trafegava a mais de 100 Km/h na Linha Vermelha, onde a velocidade máxima é de 90 Km/h. O veículo, usado por Paes na campanha, consta na Secretaria Municipal de Transportes com pelo menos cinco multas registradas entre janeiro e julho, a maioria por excesso de velocidade.