Título: Chamada por Gabeira de analfabeta política, Lucinha exige retratação
Autor: Camarott, Gerson
Fonte: O Globo, 10/10/2008, O País, p. 5

Vereadora campeã de votos ameaça retaliação se não houver desculpas.

As declarações do candidato do PV à prefeitura do Rio, Fernando Gabeira, sobre a vereadora reeleita Lucinha (PSDB), a mais votada da cidade, causaram mal-estar entre os dois aliados. Em resposta às críticas de Gabeira - para quem Lucinha "está de salto alto" e "tem uma visão suburbana", referindo-se à polêmica construção do aterro sanitário de Paciência -, ela exigiu desculpas. E disse que "tomará uma atitude", caso Gabeira não se retrate, sem revelar qual seria. A vereadora tem forte base eleitoral na Zona Oeste, onde Gabeira registrou um de seus piores desempenhos no primeiro turno.

- Ele (Gabeira) errou e me deve desculpas. Não sou analfabeta política. Trabalho com política desde os 18 anos. Estou indo para o meu quarto mandato na Câmara - disse Lucinha: - Não ando de salto alto. Uso tênis. Caminhei ao lado de Gabeira em Santa Cruz e Campo Grande. Sou suburbana da Zona Oeste, com muito orgulho e amor.

Interlocutor de conversa flagrada era Stepan Nercessian

Lucinha teve 68.799 votos na cidade. Segundo ela, 60 mil foram na Zona Oeste. Sem saber que estava sendo ouvido por repórteres, durante conversa ao telefone com o vereador Stepan Nercessian (PPS), Gabeira disse anteontem: "A Lucinha está com salto alto. É uma analfabeta política. Tem uma visão suburbana e precária".

Segundo Stepan, ele e Gabeira conversavam sobre Lucinha. A vereadora, disse Stepan, estava nervosa porque havia lido a reportagem do GLOBO em que o candidato verde declarou que pretende discutir a implantação do aterro com moradores e a empresa responsável pelo projeto. Lucinha é contra o aterro.

Por causa da reportagem, contou Stepan, Gabeira e Lucinha tiveram duas conversas, nas quais ela pediu ao candidato que declarasse à imprensa ser contra o aterro. Esse era o assunto discutido por Gabeira e Stepan ao telefone, quando os repórteres flagraram as declarações do candidato do PV.

Ontem à tarde, Lucinha disse que não estava ofendida, mas de manhã, em entrevista à Rádio CBN, declarou: "Tenho certeza que isso é incompetência da parte dele (Gabeira)".

Após os comentários de Gabeira, o clima no PSDB só não ficou mais tenso porque os tucanos sabem que Lucinha rejeita Eduardo Paes (PMDB). O deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), candidato a vice de Gabeira, foi um dos responsáveis por apagar o incêndio. Lucinha disse que não fará campanha para Paes. Já Gabeira disse que houve "invasão de privacidade" e negou ter criticado Lucinha.

O candidato do PV também não esclareceu se pedirá desculpas à vereadora:

- Não houve atritos. Ela vai compreender que isso não foi dito no telefone tal como os jornais disseram. Mas compreendo que os jornalistas precisam de conflitos, debates, crises. É a atmosfera onde a notícia fica mais interessante.