Título: Kassab amplia vantagem sobre Marta em SP
Autor: Barbosa, Adauri Antunes; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 10/10/2008, O País, p. 8
Pesquisa do Datafolha mostra prefeito do DEM com 54% das intenções de voto, contra 37% da candidata petista.
SÃO PAULO. Pesquisa do Datafolha divulgada ontem mostra o prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição em São Paulo, com 17 pontos percentuais de vantagem sobre a ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Faltando 18 dias para a eleição, Kassab tem 54% das intenções de voto e Marta, 37%. Considerando apenas os votos válidos, Kassab tem 25 pontos percentuais a mais do que obteve no primeiro turno (59% contra 33,61%). Marta subiu oito pontos percentuais, passando de 32,79% para 41%.
Ao comentar os números ontem, Kassab considerou "muito, mas muito incentivador" o resultado. Em clima de já ganhou, durante visita ao CEU Três Pontos, no Itaim Paulista, o prefeito disse que o mais importante é que a população avalia bem sua gestão.
- Segundo o Datafolha, 61% das pessoas da cidade de São Paulo entendem que a administração é ótima ou boa. Isso mostra que estamos no caminho certo - disse Kassab, que dividiu o sucesso com o governador José Serra (PSDB).
Com a resposta na ponta da língua, Marta atribuiu o avanço de Kassab na pesquisa como uma "transferência mecânica" de votos do tucano Geraldo Alckmin, derrotado no primeiro turno. Para tentar mudar o quadro, ela disse que aposta nos três debates na TV e no horário eleitoral gratuito: - Há uma transferência mecânica e agora temos que puxar votos. Estou muito animada porque vamos poder fazer um bom enfrentamento.
Ontem à noite, pelo menos sete ministros de Lula, entre eles Dilma Rousseff (Casa Civil), Carlos Lupi (Trabalho) e Tarso Genro (Justiça), estiveram num ato de apoio à candidatura de Marta num hotel em São Paulo. Dilma acha que ainda é cedo para se considerar uma derrota da petista:
- Nossos adversários usam pesquisa para colocar salto alto e se sentar na cadeira antes. Eles já se sentaram na cadeira e o fizeram mal, com muita soberba. Vitória só se conquista com o último voto contado.
Tarso Genro minimizou a vantagem de Kassab:
- Seria difícil se essa diferença acontecesse no final da campanha. Como estamos no começo, é apenas um desafio. Agora precisamos mobilizar a militância e fazer o debate político.
Ontem Kassab conseguiu o apoio de toda a bancada federal paulista dos tucanos. Oito deputados do PSDB vistoriaram obras no autódromo ao lado do prefeito para demonstrar "solidariedade e apoio". O PPS, que teve a vereadora Soninha Francine como candidata à prefeitura no primeiro turno, vai realizar na próxima segunda-feira um ato de apoio à candidatura de Kassab. Participarão do ato as principais lideranças do PPS na capital paulista. Soninha já havia declarado que não apoiaria nem Kassab nem Marta.