Título: Esplanada atingida
Autor: Goulart, Guilherme; Amorim, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 12/03/2009, Cidades, p. 32

O apagão também afetou a região da Esplanada dos Ministérios em plena quarta-feira, dia mais movimentado no centro do poder. No Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se preparava para receber a comitiva do príncipe Charles, da Inglaterra, no momento em que acabou a luz. Geradores, porém, evitaram constrangimentos e restabeleceram a energia em segundos.

A falta de fornecimento também atingiu o Congresso Nacional ¿ a sessão na Câmara dos Deputados foi suspensa por 15 minutos porque os microfones ficaram mudos ¿ e o Supremo Tribunal Federal (STF). Em diversos setores do STF, computadores e o ar-condicionado pararam de funcionar. Também foi preciso apelar aos geradores.

A Furnas Centrais Elétricas disse, por meio da assessoria de imprensa, que técnicos deverão descobrir as causas do desligamento da subestação no DF hoje. Houve demora no reabastecimento de luz porque o retorno deve ser feito de forma gradual, evitando sobrecargas. De acordo com a CEB, o problema foi contornado em Furnas por volta das 18h, mas o fornecimento de energia na capital federal só se normalizou por completo às 19h30. A empresa de distribuição atende cerca de 670 mil consumidores no DF. (GG e DA)